12 de dezembro de 2009

Orgulho e Preconceito

O clássico livro de Jane Austen estava guardadinho na minha memória quando li uma reportagem em que dizia que será feito um filme baseado no filme. Não, não. Não é o filme estrelado por Keira Knightley e lançado em 2005. Estou falando de um filme baseado num livro-releitura, no qual a querida protagonista (Elizabeth Bennett) luta com zumbis!!

Bem, eu nem sabia que tinha sido lançado esse livro. Aliás, pelo que li, não foi traduzido para o português. Enfim, só que a atriz cotada para o papel principal é a fofa Natalie Portman.

Orgulho e Preconceito (o original) é uma história que se passa na Inglaterra de 1797 e que conta com cinco irmãs, cuja mãe tem obsessão em arrumar bons maridos para as filhas. Enquanto umas incentivam a ideia, as mais velhas sonham com o amor verdadeiro e uma vida além da dedicação exclusiva ao marido, filhos e casa.

Eu também já vi o filme estrelado por Knightley e, apesar de ter duas horas, deixa um pouco a desejar. Claro, não há como contar todos os pormenores que o livro trata, mas situações cruciais para o tema-chave não são explicadas com clareza. Mas já é um bom começo para quem ainda não leu o livro ou tem preguiça de ler textos de 1800 e alguma coisa, mesmo que a ortografia e grande parte das expressões estarem mais atualizadas.

Serviço:
Livro
Título original: Pride & Prejudice
Título em português: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen

Filme
Título original: Pride & Prejudice
Título em português: Orgulho e Preconceito
Lançamento: 2005
Direção: Joe Wright
Atores: Keira Knightley, Donald Sutherland, Talulah Riley
Duração: 127 min.
Gênero: Romance

Fonte: http://segredosdepandora.files.wordpress.com/2009/10/orgulho-e-preconceito-poster011.jpg

2 comentários:

  1. Preciso acabar de ler o livro antes de ver o filme.
    Ah, acho que tbm teve uma série de tv né?

    ResponderExcluir
  2. Não conheço essa série. Vou procurar.

    ResponderExcluir