1 de março de 2010

Bolo de laranja (de liquidificador)

Sou filha de uma mãe que cozinha muito bem e há muitos anos. Isso significa que em três décadas não lembro de ter visto minha mãe olhando receita para preparar alguma coisa. Significa também que ela nunca teve muita paciência para me ensinar a fazer quitudes.

Assim, quando resolvi sair de casa, ela me deu um bolo (sem trocadilho) de livros de receitas. Tem desde "50 receitas de pratos light de 15 minutos" até "Dona Benta - o livro tradicional da cozinha brasileira". Foi neste último que achei a receita de bolo de laranja que divido aqui com vocês. Facílima. Tão fácil que eu, uma semianalfabeta na cozinha, consegui fazer e ficou bom, muito bom (A vizinha veio até pedir um pedaço para a cunhada grávida: "Senti o cheiro lá da minha sala", disse ela). Rapidíssima. Tão rápida que eu quase deixo o bolo queimar.

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 3/4 de xícara (chá) de açucar
4 ovos
1/2 copo americano de óleo
1 laranja com casca
2 colheres (chá) de fermento em pó
Suco de 2 laranjas e 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo
>>Corte a laranja em 4 partes, retire a parte branca e as sementes
>> Bata no liquidificador a laranja, o óleo, os ovos e o açúcar. Passe para uma tigela e junte a farinha e o fermento. Misture até incorporar bem.
>>Leve ao forno quente  preaquecido em uma forma redonda untada e enfarinhada.
>>Asse por cerca de 50 minutos ou até que espetando o bolo com um garfo, ele saia limpo
>>Espere esfriar e regue com o suco de laranja misturado com o açúcar (aqui vai uma dica: "esfaqueie" com cuidado : ) o bolo antes de derramar o suco, assim ele fica mais molhadinho)

Entre o preparo do bolo e o tempo de assar, não demora nem uma hora.

A quem interessar possa, a receita tem 325kcal. Um detalhe.


Imagem meramente ilustrativa (já que eu não tirei foto)




6 comentários:

  1. Eu preciso comer esse bolo!! Principalmente se for feito por você. kk

    Que delícia!

    ResponderExcluir
  2. Farei e vou te andar a receita do meu de chocolate que tb é fácil fácil e fica um absurdo de gostoso rs esselivro Dona Benta eu tb tenho :) Adorei !!!

    ResponderExcluir
  3. Mariiiiii, q evolução! Agora tá até dando receita de bolo pra galera?! Sua mãe deve estar muito orgulhosa d vc, rs. Vou aproveitar um sábado pra fisgar o Thiago pelo estômago com esse bolo, rs. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Mariiiii!!! Que orgulho!!!! Não sou muito de fazer bolo de laranja, mas depois dessa receita vou adicioná-la ao meu caderninho. Bjs!
    Já falei que o blog tá um luxo?!?!

    ResponderExcluir
  5. Minha madrinha vai adorar essa receita, o negócio dela é receita de liquidificador.

    ResponderExcluir
  6. Facílimo, Vanessa. Sua madrinha vai adorar. Ou vc mesma pode fazer... :)

    ResponderExcluir