3 de março de 2010

Chocolates Amargo e Meio Amargo



Quem não gosta de chocolate? Dificilmente você encontra alguém que fala “eu não ligo para chocolate”. Existe, claro, mas os chocólatras são a maioria da população.

O chocolate que mais gosto é o amargo e/ou meio amargo. No início foi difícil me acostumar com chocolates com mais de 70% de cacau. Agora, acho estranho quando como chocolate ao leite.

Mas para aqueles que não conseguem fazer essa mudança tão radical, há opções meio amargas. Por exemplo, a minitrufa puro cacau da Cacau Show tem 55% de cacau e pode ser considerada de chocolate meio amargo. As tradicionais barras da Garoto, Lacta, Hersheys também estão apresentadas na opção meio amargo.

Mas a própria Cacau Show tem opções que possuem 70% de cacau. Aí, sim, o amargo é muito mais forte. Para quem não está acostumado, pode ser uma diferença grande.

Para se conseguir o produto com 70%, é mais fácil ir em lojas de chocolates finos, como a Cacau Show, Kopenhagen, Brasil Cacau etc.

Pequena curiosidade: foi-se dito que para o chocolate ao leite, branco etc. ficar tão cremoso e docinho, são colocados ingredientes para mascarar o gosto do cacau (que nessas receitas não é o elemento principal). Por ingredientes, entende-se açúcar, leite e gordura. Por isso, quanto mais amargo for o chocolate, menos açúcar e gordura e existem nele, fazendo com que ele seja mais puro, mais saudável e, consequentemente, mais caro. Mas isso não quer dizer que pode ser comido à vontade. É necessária a famosa moderação, por ser um alimento rico em caloria. Mais informações sobre os benefícios do chocolate você encontra aqui e aqui.


Fonte da imagem: http://www.cozinhajaponesa.com.br/blogs/alimentarte/wp-content/uploads/2008/08/chocolate-amargo.bmp

Postado por Rafaela

10 comentários:

  1. Bem... Eu n posso dizer q odeio chocolate pq como 1 vez ao ano um quadradinho da barrinha, rs. Mas reconheço seu poder sobre as pessoas. É realmente incrível como existem pessoas apaixonadas por chocolate. No meu caso, gostei d saber q o único tipo q como, o ao leite, é mais rico em gordura. Perfeito para eu não comer nunca mais! rs... Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Não sei pq, mas acho que não foi uma boa ideia ler esse post quase no horário do almoço...rs!
    Obs: Rafa e Mari, isso aqui tá um luxo só...quase todo dia com novidades!!! Bapho total!

    ResponderExcluir
  3. Chocólatra total, mas estranho dizer isso, ainda sou viciada em chocolate ao leite mesmo. O branco, qe muitos dizem ser doce de chocolate, já que o cacau nem é branco, eu detesto. Sempre deixei de lado. Fora isso pode ser amargo, muito, meio ou pouco, que nem sinto doferença rs BJS

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive coragem pra experimentar chocolate amargo, eu gosto muito de açúcar!

    ResponderExcluir
  5. Experimenta um meio amargo primeiro. O completamente amargo é meio pesado para iniciante. Vc se acostuma. Eu, que só gostava do branco - que é superdoce -, só como o meio amargo agora...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu texto! Até agora, foi o que mais me satisfez em relação à curiosidade do chocolate amargo e meio-amargo.
    Estou em reeducação alimentar há 3 anos e não a mínima condição de passar tanto tempo longe de tudo que nos dá prazer, por isso, na minha opinião, devemos buscar alternativas saborosas pra que os quilinhos não voltem mais.
    Obrigada e poste mais coisas assim que eu sempre voltarei!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Isabela! Que bom que você gostou do blog. Pois é, é difícil largar o que você gosta, tem que fazer sacrifícios. Se a gente cosnegue achar uma solução menos calórica, é ótimo!

    Você já viu que a Garoto tem barra de chocolate 55% de cacau? Qdo escrevi esse post, ainda não tinha. Ela é um pouquinho mais amarga do que o meio amargo. Mas tb é uma delícia!

    Ah, se vc tiver dicas sobre substituições ou alguma receita gostosa e menos calórica (de qq coisa), pode nos mandar. Vamos adorar publicar! testeipravoce@gmail.com

    Volte sempre!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Consigo comer e achar bom até 85% de cacau. Mas vi que existe chocolate 99% de cacau.. imagina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já experimentei um de 85% de cacau. Foi difícil no começo, mas até consegui comer, apesar de achar que não me acostumaria. Agora, 99%? Ai, acho que passo. rs

      Excluir
  9. odiei o chocolate da caca show, ganhei uma barra da cacau show de 70% de cacau mas essa merda nem dava para sentir o gosto, bem diferente da 60% da Hersheys que ganhei na mesma semana.

    ResponderExcluir