28 de junho de 2010

Receita – Cupcake



Os cupcakes (o nome vem do formato do bolo, xícara – cup: xícara, cake: bolo) sempre foram muito populares nos Estados Unidos. Geralmente em filme/seriado que tem criança e/ou festa tem um cupcake. Bolinhos que podem ter vários sabores e podem ser decorados de muitas maneiras. 

De uns tempos pra cá, principalmente com a superexposição em seriados como Sex and The City, os bolinhos decorados alcançaram a fama e se espalharam pelo mundo. Claro que eu não poderia deixar de tentar fazer. Rs 

Existe uma fôrma própria para cupcake. É um tabuleiro com “buracos” onde colocamos as forminhas (tipo as de empadas, só que maiores e mais altas). 


Eu não achei a fôrma ideal. Aliás, achei, mas era meio cara e não sabia se ia atingir o objetivo ou ia desistir no meio, então não quis gastar o dinheiro. Hahaha O que eu fiz? Eu usei somente as formas de papel (as que são encaixadas nos “buracos” da forma de alumínio). Alguns ficaram bem certinhos, um cupcake mesmo, em outras a massa se espalhou e perdeu o formato. Dá próxima ou coloco menos (coloquei duas colheres de sopa em cada forminha) ou compro a forma própria. Pelo menos, fiz e aprovei! 

 
Viu como a forma é mais alta do que o normal?

Só sobrou um pra contar a história. Mentira! Fiz besteira e perdi todas as fotos. :( haha Aí, sim, sobrou um pra tirar foto.

Eu não fiz a cobertura que veio na receita. Além de não ter todos os ingredientes, eu não gosto de usar gordura hidrogenada. Então, fiz o bom e velho brigadeiro, ou seja, eu só vou colocar aqui a receita do cupcake, pois não testei a cobertura. Ah, quase me esqueço vi essa receita no ótimo programa Via Brasil da Globonews. Ai vai o link: Cupcake

Lá vai! 

Ingredientes 
Massa 
2 colheres de sopa de manteiga 
2 colheres de sopa de fermento em pó 
2 copos de leite 
4 xícaras de chá de farinha de trigo 
2 xícaras de chá de açúcar 

Modo de fazer 
Na batedeira, bater bem (por uns três minutos) a manteiga e o açúcar até formar um creme. Colocar o primeiro copo de leite e bater mais um pouco. Enquanto vai batendo, colocar aos poucos duas xícaras de farinha. Bater bem. Acrescentar metade do segundo copo de leite. Enquanto bate, colocar as duas xícaras de farinha restantes. Continuar batendo. Colocar o restante do leite e, por último, o fermento. Tem que bater muito bem. A massa vai soltando umas bolhas, aí significa que ela está boa. 
Colocar a massa na forminha (mesmo quem for usar a forma de alumínio não pode esquecer de colocar a forma de papel! O cupcake vai assar nela.). Coloquei duas colheres de sopa em cada. 
Assar por mais ou menos 30 minutos, em forno médio e pré-aquecido. Depois é decorar como quiser.

Ah, eu coloquei umas gotas (bem, várias gotas) de essência de baunilha na massa. Eu adoro!

Obs.: Fonte da primeira imagem:
http://media.photobucket.com/image/cupcake/katie_iero/cupcake.jpg


Postado por Rafaela

8 comentários:

  1. Ahhh quero aprender rs
    Mas aonde vende a forma?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gi, enqto não popularizar, acho q vai ser mais difícil encontrar. Eu achei lá em Madureira, naquelas que vendem só formas e outros utensílios de cozinha e em lojas próprias para boleiras.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, em Madureira você acha tudo! Rafaela minha querida... não faz isso não rsrsrs que louca vontade de comer esse cupcake! Legal a dica, um dia eu tento fazer! Beijo enorme pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Carol, e não é difícil, não. E eu não esqueci aquela receita de bolo que vc me enviou. Tá na minha lista. haha

    ResponderExcluir
  5. Essa cupcake tá com uma cara de delicioso. Com certeza vou testar a receita. Bjus!

    ResponderExcluir
  6. Mirela, quando testar, conte se gostou.

    ResponderExcluir