19 de julho de 2010

Doce de Fubá – Ana Maria Braga



Eu não gosto de fubá, quer dizer, eu ODEIO fubá. Quando minha mãe disse que iria fazer um doce de fubá para a sobremesa do almoço de domingo, pensei "vou ficar sem sobremesa". 

Para dar aquele incentivo, minha mãe disse: “eu sei que você não gosta de fubá, mas você vai gostar desse doce”. E não é que gostei?? Claro, leva leite condensado e leite de coco, ou seja, o gosto do fubá fica quase mascarado. Haha Mas, claro, você sente, sim, o gosto do fubá. Então, os apaixonados por fubá não precisam ficar preocupados.

Vamos ao que interessa: 

Doce de Fubá 
Ingredientes 
- 2 1/2 xícaras (chá) de fubá 
- 3 xícaras (chá) de leite 
- 1 xícara (chá) de leite de coco 
- 1 xícara (chá) de açúcar 
- 100 g de manteiga 
- 1 pitada de sal 

Ingredientes para a cobertura 
- 1 xícara (chá) de leite de coco misturado com 1 xícara (chá) de leite condensado 

Modo de Preparo 
1 - Numa panela, fora do fogo, coloque 2 1/2 xícaras (chá) de fubá, 3 xícaras (chá) de leite, 1 xícara (chá) de leite de coco, 1 xícara (chá) de açúcar, 100 g de manteiga e 1 pitada de sal e misture bem. Leve ao fogo médio até engrossar (+/- 5 minutos). 
2 - Transfira a mistura para uma assadeira (24 cm X 36 cm) untada com manteiga e por cima regue 1 xícara (chá) de leite de coco misturado com 1 xícara (chá) de leite condensado. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 1 hora. Retire do forno e deixe amornar. Corte em quadradinhos e sirva em seguida. 

A receita, inclusive o vídeo da Ana Maria Braga preparando o doce, você pode ver aqui.

Postado por Rafaela

6 comentários:

  1. Bom, pelo menos a cara é ótima!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bem gostoso. Mas não gosto de receita que dá mt trabalho.. gosto de tudo que pode ser feito no liquidificador rs

    ResponderExcluir
  3. Mariana, o leite condensado cozinha e vira doce leite. Aí, já viu, né? haha

    ResponderExcluir
  4. Gi, é facílima. Apesar de ir ao fogo, é rapidinho. E a cobertura, é só misturar rapidamente e jogar por cima. Eu não fiz a receita, mas dei apoio moral pra minha mãe e vi como foi feita. rs

    ResponderExcluir
  5. Adoro bolo de fubá! Minha sogra fez ontem e misturou com milho. Ficou D+! Me acabo!

    ResponderExcluir
  6. Mirela, não sou muito fã, não. Mas não é que desse eu gostei?!

    ResponderExcluir