25 de julho de 2010

Filme – O Bem Amado


Continuando na nostalgia, hoje o tema é o filme Bem, Amado. Não, eu não vi a novela. Mas a história é um marco na teledramatugia brasileira. Foi a primeira novela nacional em cores, Então, mesmo quem não era nascido na época conhece a história. 

Baseado numa obra de Dias Gomes, a novela foi ao ar em 1973 na TV Globo. A história é uma sátira às famílias de políticos que reinam no país, principalmente no Nordeste, e às obras faraônicas que os governantes gostam de inaugurar para terem seu nome escrito na história do país. 

No cinema (estreou dia 23/07/2010), o tema central é o mesmo: Odorico Paraguaçu, prefeito de Sucupira, quer inaugurar o cemitério da cidade, mas ninguém morre. Enquanto tenta arranjar um defunto, luta contra a forte oposição feita pelo dono do jornal da cidade, Vladimir (Tonico Pereira). Em vários momentos, você pensa: “nossa, é igualzinho à realidade”. 

O filme tem quase duas horas. Acho que poderia ser um pouco menor. Pois, como e concentra basicamente na obra do cemitério, as situações ficam um pouco repetitivas. Na adaptação para a televisão, Odorico foi interpretado por Paulo Gracindo. E até hoje vive no imaginário de quem viu a novela. Por isso, comparações com Marco Nanini, que vive Odorico no cinema, são inevitáveis. Como não vi a novela, acho que Nanini fez um excelente trabalho, como sempre. 

As irmãs cajazeiras são vividas por Zezé Polessa, Drica Moraes e Andréa Beltrão. Todas ótimas e divertidas. Não posso esquecer de José Wilker na pele de Zeca Diabo, o cangaceiro/justiceiro que é instituído delegado para conseguir um defunto para inaugurar o cemitério (na novela, Zeca Diabo foi interpretado por Lima Duarte). Mas, para mim, o destaque do filme é Matheus Nachtergaele, que vive o funcionário padrão da prefeitura Dirceu Borboleta. Ele está ótimo. Aliás, dizer que o elenco é bom é chover no molhado. 

Enfim, é uma oportunidade de assistir a um clássico brasileiro, mas que, acredito eu, irá satisfazer muito mais a quem viu a novela. Os mais novos talvez não compreendam e achem um pouco entediante. Eu gostei, mas o borburinho em volta da estréia criou muitas expectativas. 

Serviço 
Elenco: Marco Nanini, José Wilker, Tonico Pereira, Matheus Nachtergaele 
Direção: Guel Arraes 
Duração: 107 min. 
Site: www.obemamado.com.br
Sinopse: Baseado na obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história de Odorico Paraguaçu, o prefeito que tem como principal objetivo conseguir um defunto para inaugurar a sua grande obra, o cemitério da cidade de Sucupira. O dia a dia entre o apoio das irmãs Cajazeiras e a oposição ferrenha do jornaleco da cidade, apimentada pela inclusão de personagens inesquecíveis. 

Você já assistiu ao filme? Chegou a ver a novela?

Postado por Rafaela

10 comentários:

  1. Hummm eu não fiquei com vontade de assistir não... vou esperar o dvd rs
    E não sei pq cismam de fazer filmes longos demais que ficam dando volta na mesma coisa.. acho isso um porre!

    ResponderExcluir
  2. Antes, eu gostava de filme longo. Mas estou numa fase q meia hora é muito!! haha

    Apesar de q O Bem Amado nem é tão longo assim. Eu é que não gostei muito...

    ResponderExcluir
  3. Não tenho idade para ter visto a novela, graças a Deus, mas estou querendo muito ver o filme. Matheus Nachtergaele sempre é i-n-c-r-í-v-e-l.

    ResponderExcluir
  4. Eu tb não tenho idade pra ter visto! Ufa! haha O Matheus Nachtergaele é o máximo mesmo!! Rouba as cenas. Aliás, só tem fera nesse filme.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi a novela, graças a Deus tenho idade pra isso, e graças a Deus também vi o filme. Rsrsrsrs. Comparar os dois atores que fizeram o Odorico, não dá, pois são características diferentes.

    ResponderExcluir
  6. Eu não vi a novela. Só qdo o Vídeo Show mostra alguma cena. haha Nem posso comparar.

    ResponderExcluir
  7. Que blog bacana!! Adorei :)
    Agora fiquei um pouco curiosa pra ver o filme, deve ser divertido...mas acho q vou esperar sair em DVD...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mel. Que bom q você gostou do blog. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. Pelo q minha mãe fala dessa novela, foi bem legal (como eram as novelas antigamente, naum essas chatices de hj em dia).
    O filme deve tá na msm base.

    ResponderExcluir
  10. Pois é! Hj em dia novela é um saco!

    ResponderExcluir