2 de julho de 2010

Livro – Abusado – O Dono do Morro Dona Marta

  ,


Abusado é um livro-reportagem que conta os bastidores das organizações criminosas que atuam no estado do Rio de Janeiro. A história é centrada na ocupação do Morro Dona Marta, em Botafogo, pelo Comando Vermelho, e seu chefe, o traficante Juliano VP. 

Caco Barcellos, autor do livro e jornalista da TV Globo (hoje ele comanda o Profissão Repórter), conquistou a confiança do “dono” do morro para mostrar o dia a dia e a disciplina cruel imposta pelo traficante aos moradores da comunidade. 

O livro é muito bom, você não consegue parar de ler. Até quem não aguenta mais o tema violência deve dar uma chance. Pois você descobre como um menino humilde se transforma em um dos traficantes mais perigosos e procurados do estado. A escrita é de fácil entendimento, e Abusado mostra a relação entre policiais e bandidos. A gente percebe que não existe mocinho nessa história 

O único problema, na minha opinião, é a tendência de glamourizar a violência. Mostrar que as crueldades e os crimes são meios para fins positivos, que o bandidão é quase um pobre coitado que não teve escolha na vida, mas assumiu o morro com a vontade de fazer o que as autoridades públicas não fazem (saneamento, moradia, saúde, educação etc.). Até acredito que, num primeiro momento, ele tenha pensado em transformar a comunidade em um lugar, mas depois...

Bem, você, ao ler, vai concluir se Caco Barcellos realmente glamourizou e tentou defender Juliano VP, mostrar um lado mais humano, ou isso é coisa da minha cabeça, que ele só retratou a realidade. 

Eu sei que esse livro não é nenhum lançamento, já está há bastante tempo por aí, mas não é por isso que vamos deixar de falar sobre ele, né? 

Tempos depois do livro ter sido lançado, Juliano VP foi preso e acabou morto na prisão por inimigos e aliados. Eles acharam que o traficante contou de mais. Barcellos até foi correspondente por uns tempos em Londres. Segundo o repórter, isso já estava programado. Mas boatos na época diziam que ele tinha sido ameaçado por traficantes por saber de mais e foi enviado pela TV Globo para preservar sua integridade física. 

Serviço 
Título: Abusado 
Subtítulo: O Dono do Morro Dona Marta 
Autor: Caco Barcellos 
Editora: Record 
Número de Páginas: 588

Postado por Rafaela

2 comentários:

  1. Esse foi o livro que eu usei na minha monografia. Realmente, uma história muito boa...mas o que mais me prende nessa obra é justamente essa relação do Juliano VP com a mídia. Não é à toa que ele foi considerado por muitos como um mito midiático. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Kamilli, ele realmente era um fenômeno. Ele não era burro, não. Sabia como falar, como lidar com a comunidade (ele, no início, tratava a comunidade com muito assistencialismo). Tanto q qdo o mataram, queimaram os livros deles junto com o corpo.

    ResponderExcluir