29 de agosto de 2010

Filme 5x Favela – Agora por Nós Mesmos



Em 1961, 5x Favela foi uma produção que reuniu cinco diretores da classe média se voltando para a favela. Agora, sete diretores assinam cinco episódios - 5x Favela - Agora por Nós Mesmos. Mas a diferença é que eles são de comunidades. 

Assim, podemos ver situações a que não estamos acostumados, sem o estigma de bandido-favela-tiroteio. São situações que acontecem muito com eles, que fazem parte do cotidiano. 

Os cinco episódios são: Fonte de Renda, Arroz com Feijão, Concerto para Violino, Deixa Voar e Acende a Luz. Todos são ótimos, alguns são hilários (Arroz com Feijão e Acende a Luz). 

A maioria dos atores é oriunda das comunidades, de oficinas como Nós no Morro. Todos trabalhando muito bem. 

O que mais gostei do filme é que foge do tão batido tema favela=violência. A violência está presente? Sim, está. Porém, mais claramente em um; em outros mais sutilmente. 

O filme vale muito a pena. Todos devem assistir. Pena que filmes nacionais ainda são muito discriminados no Brasil. A sala estava muito vazia. Não deveria ter nem 50 pessoas. 

Quem quiser saber mais sobre o filme e ver os traillers é só clicar aqui.

Postado por Rafaela

6 comentários:

  1. Vi o filme e concordo com o Testei.
    Felizmente não tem só tiroteio. Na favela existe gente honesta e trabalhadeira.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, é muito legal qdo podemos ver outro lado da vida do pessoal da comunidade

    ResponderExcluir
  3. Os filmes brasileiros melhoraram muito! e talvez pelo o fato das pessoas pensarem "ah! mais um filme de tiroteio e monte de gente morrendo e bandido etcc" a sala estava vazia.. Eles tinham que divulgar mais, e mostrar mais que o assunto dessa vez é diferente dos que mostraram anteriormente em outros filmes.

    ResponderExcluir
  4. Gi, quando eu fui ver o filme, já sabia que não teria tiroteio, morte e crimes, pois o diretores fizeram questão de mostrar que era a visão. Mas acredito que Tropa de Elite 2 vai ter muito público. Mesmo mostrando violência, morte, invasões etc.

    ResponderExcluir
  5. Pior q filmes brasileiros são bem discriminados msm.
    E concordo q a questão naum é a violência, crimes e coisa e tal, pq com certeza Tropa de Elite 2 vai lotar as salas de cinema.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Mirela, o preconceito ainda é muito grande.

    ResponderExcluir