25 de agosto de 2010

Livro – Aconteceu em Blackrock


Aconteceu em Blackrock conta a história de jovens bem-nascidos (leia-se situação financeira confortável) moradores do Sul de Dublin, Irlanda, que se envolvem um assassinato. 

Connor Harris é espancado até a morte por jovens numa saída de boate. Jovens que são seus amigos, colegas da mesma geração, mesma turma. 

Kevin Power (o autor) também é irlandês e, em seu romance de estreia, usa o assassinato como plano de fundo para narrar como filhos de famílias proeminentes com um futuro promissor podem cometer um crime bárbaro. Histórias de frivolidades, bebedeiras, sexo. O ocorrido afeta não só os envolvidos no ato, mas todos os jovens nascidos e criados em berço de ouro, com uma vida rumo à glória já traçada. 

Power se inspirou num crime idêntico que aconteceu na Irlanda para escrever Aconteceu em Blackrock

O livro é muito bom ao retratar como uma sociedade que tem tudo ao seu alcance para deslanchar na vida (melhores contatos, pais com dinheiro) põe tudo a perder ao se envolver com áreas perigosas (drogas, álcool) e como as relações aparentemente fortes são, na verdade, frágeis e de aparências. 

Aconteceu em Blackrock demora um pouco a engrenar. Como Power faz um retrato dessa sociedade frívola (que ele conhece muito bem) para que o leitor possa entender o que leva jovens a cometerem tal barbárie, o texto não sai um pouco da mesmice, pois mostra cada jovem mais próximo do morto (mas esses jovens são praticamente iguais!!), mas a partir da metade, quando os acontecimentos ficam mais intensos, o livro dá uma alavancada legal. 

Bem, acredito que o livro é um ótimo retrato de uma parte da sociedade irlandesa que viu o progresso e o enriquecimento de um dia para outro (como se eu fosse profunda conhecedora da Irlanda. Haha). Mas, enfim, percebemos que frivolidades e mente vazia estão por toda parte desse mundo, mesmo com o Bono Vox cantando aos quatros cantos do mundo sobre paz e harmonia (sim, Bono e seus companheiros de U2 são da Irlanda). 

Não poderia deixar de registrar que ganhei esse livro da minha querida amiga Mirela. Obrigada, Mi!!! 

Serviço 
Título: Aconteceu em Blackrock 
Autor: Kevin Power 
Editora: Rocco 
Ano: 2010 
Páginas: 240

Postado por Rafaela

6 comentários:

  1. Hummm para quem gosta do gênero deve ser muito bom sim! =)
    Agora tem que ler o outrooo!! rs

    ResponderExcluir
  2. Gi, o "outro" é o próximo. haha

    ResponderExcluir
  3. haha Mireeeela acertou hmmm como ela sabia? rs saudades enorme de vc Rafaela! Bbom, quanto ao livro, eu adorei a idéia. Adoro livros com temáticas policiais, mesmo que sejam apenas pano de fundo. Vou tentar. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, né Carol, como será que ela acertou o livro? haha

    O autor até comenta um pouco sobre alguns furos da polícia, mas ele retrata mesmo a vida desses jovens. Bem legal.

    ResponderExcluir
  5. De nd Rafa.
    Eu sou D+ sabe?! Por isso eu acertei o livro q ela qria rsrs
    O tema parece ser bem interessante msm.

    ResponderExcluir
  6. Mi, vc adivinhou meu pensamento, né? haha

    ResponderExcluir