19 de outubro de 2010

Livro – Freddie Mercury – Selim Rauer



Freddie Mercury, vocalista da banda de rock Queen, morreu aos 45 anos em 1991. Mas até hoje sua presença de palco, sua poderosa voz e suas músicas estão presentes e influenciam gerações e embalam vários momentos. Quem nunca assistiu a uma competição que termina com We are the champions? Quem nunca ouviu o dramático Bohemian Rhapsody ou a famosa versão de Love of my life cantada aqui no Brasil por mais 100 mil vozes? E o que falar de We will rock you? Mesmo aqueles não sabem quem foi Mercury conhecem alguma dessas músicas. 

Avesso a entrevistas e a falar sobre sua infância solitária, pouco se sabe sobre passado e a vida íntima desse cantor de Zanzibar (sim, Freddie Mercury não era inglês como alguns imaginam). Mas o autor Selim Rauer, em seu livro Freddie Mercury, tenta por meio de depoimentos de amigos, parentes, funcionários, raras entrevistas do astro que conseguiu coletar e documentários mostrar como o menino Farokh Bulsara de uma cidadezinha em Zanzibar, colônia inglesa, foi mandado para um internato e lá teve contatos com aulas de piano e canto e se transformou no mito Freddie Mercury. 


Em alguns momentos Rauer demonstra o quão é fã de Mercury, sempre tentando mostrá-lo como magnífico, onipresente, onisciente. Não que ele não tenha sido, muito pelo contrário, mas acho que deveria ter tido um distanciamento maior. Mas isso em momento algum atrapalhou a narrativa, ajudou ainda mais o endeusamento pelo cantor. 

Em 320 páginas, Selim Rauer disseca a vida do Freddie, mostrando as tentativas para a formação de uma banda, seus estudos de designer, seu distanciamento para com a família até a formação, o sucesso e o ápice do Queen

Sim, eu sou supermegafã do Queen, amo suas músicas e adorei saber mais sobre esse ídolo. Freddie Mercury é o que há! (tudo bem, estou posando de fã, mas eu não escrevi o livro, eu posso! haha)

Freddie Mercury é um livro para fãs e não fãs saberem mais dessa pessoa-personagem. Claro, para os fãs é um prato cheio, vale muito a pena comprar. Os não fãs do cantor, mas fãs de música, terão uma aula sobre como fazer shows, discos e sucesso, muito sucesso! 

Deixo abaixo dois vídeos do Queen. 

Love of my life do Rock in Rio de 1985 



We will rock you do show em Wembley em 1986 


Viva o Queen! 

Serviço 
Título: Freddie Mercury 
Autor: Selim Rauer 
Editora: Planeta 
Páginas: 320 
Edição: 2010 

Postado por Rafaela

2 comentários:

  1. Mega me interessei, pois adoro biografias. Quanto foi?

    ResponderExcluir
  2. Mariana, eu ganhei de presente, mas dando uma pesquisada, vi que está por volta de R$40.

    Caso se interessa, é só clicar em nosso banner do Submarino no alto à direita. :)

    ResponderExcluir