29 de dezembro de 2010

Exposição dos Painéis Guerra e Paz – Cândido Portinari – Theatro Municipal Rio de Janeiro




Do dia 22 ao dia 30 de dezembro, está acontecendo no Theatro Municipal, aqui do Rio de Janeiro, a exposição dos painéis Guerra e Paz, pintados por Cândido Portinari. Os painéis foram um presente do Brasil a ONU, quando da inauguração da sua sede em Nova Iorque. 

Há 50 anos, os painéis não eram expostos em terras brasileiras. Como o prédio da ONU está em reforma e os painéis passarão por restauro aqui no Brasil, deu-se a oportunidade de conhecermos essas obras tão importantes para a cultura e história do país. 


Antes de podermos ver os painéis, é exibido um minidocumentário sobre a história da “construção” dos painéis. Com a narração de Fernanda Montenegro e uma fala do presidente Lula, o público pode saber um pouco mais sobre Guerra e Paz. 

Depois, os painéis ficam expostos no palco do Theatro e, aos grupos, podemos subir e apreciá-los de perto. 

São dois passeios em um só. Além de vermos a obra, podemos ver como o Theatro está depois de uma grande reforma que consumiu anos e dinheiro. Realmente, o teatro está muito bonito e sua opulência é esmagadora. 




A entrada é franca, isso quer dizer que há filas imensas! Imensas mesmo!!! Eles pedem que cheguem 30 minutos antes para pegar uma senha. Mas quando fui, já havia uma fila para a visita que aconteceria dali a duas horas. Ou seja, tenha paciência e cuidado com os espertinhos que tentam furar a fila. Os horários para visitação são 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. 


Depois da restauração – que deve acabar em maio de 2011 – está sendo planejada uma “viagem” dos painéis em algumas cidades do Brasil e do mundo. As obras voltam para a ONU em 2013. 

Postado por Rafaela

4 comentários:

  1. Também visitei a exposição. Emociona. Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  2. E o Theatro tb está muito bonito, né? :)

    ResponderExcluir
  3. Programa ótimo, né? Ainda não vi o Municipal por dentro após a reforma. Vou conferir.

    ResponderExcluir
  4. Mariana, um programa bem light que combina muito com o clima do Rio em época de festas de fim de ano.

    ResponderExcluir