26 de abril de 2011

Bebês - Documentário

Está em cartaz nos cinemas o documentário Bebês (Bébés, no original), uma produção francesa, lançada em abril em poucas (apenas Barra, Gávea e Botafogo) salas de cinema do Rio de Janeiro.

O diretor e também roteirista do filme, Alan Chabat, mostra em 80 minutos as fofuras e travessuras de quatro bebês de nacionalidades diferentes: Namíbia, Mongólia, Estados Unidos e Japão. Do nascimento até os primeiros passos, acompanhamos a rotina dos pequeninos.



Criança é sempre uma coisa curiosa, né? Antes de assistir ao filme, pensei se a rotina de quatro bebês renderia algo interessante, afinal, criança é tudo igual. Descobri que sim, criança é tudo igual, mas é muito diferente também e sofre a influência determinante do local onde vive. 

Enquanto a menininha americana passa boa parte do tempo com a mãe, dentro de casa e come no cadeirão, o garotinho da aldeia africana bebe água do rio e cresce livremente com outras crianças e o da Mongólia convive pacificamente com os animais ao redor. Ao mesmo tempo, todos reagem da mesma forma, chorando e gritando, quando não têm um pedido atendido, disputam um brinquedo ou são contrariadas. 

Não é um filme que vale uma corrida aos cinemas, mas, quando estiver disponível na locadora ou na programação da TV a cabo, vale a pena parar pra ver. 


Você já viu este filme?

4 comentários:

  1. É de se admirar como ele conseguiu extrair "assuntos" sobre o bebê. Apesar de que, na verdade, acho que ele quis mostrar as diferenças culturais dos países através da criação das crianças.
    Filosofei. hahaha

    ResponderExcluir
  2. Boa filosofia, Rafaela! Concordo. Acho que os bebês são apenas pano de fundo para falar sobre diferenças culturais.

    ResponderExcluir
  3. Testei, obrigada pela dica. Vou assistir.

    ResponderExcluir
  4. Baixar o Documentário - Bebês - [Babies] - http://mcaf.ee/o38iv

    ResponderExcluir