27 de maio de 2011

Exposições no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro

É sempre bom fazer um passeio cultural. Se for de graça, melhor ainda, certo? No Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, há várias exposições gratuitas que valem a pena serem vista. 

Vou falar rapidamente sobre as que vi.

Mariko Mori – Onesses. A artista japonesa contemporânea Mariko Mori mistura arte de vanguarda com tecnologia de ponta para criar peças que permitem interação. Os principais trabalhos expostos (dez no total) são: Wave Ufo, Onesses e Transcircle. Wave Ufo e Onesses são interativos. É preciso enfrentar fila para pegar senha e depois outra fila para poder interagir com as obras, pois não é pra todo mundo ir metendo a mão, né? Há monitores para explicarem e conduzirem a experiência. A exposição fica na rotunda e no 1º andar. Vai até o dia 10 de julho. De terça a domingo, das 9h às 21h



I in U / Eu em tu – Laurie Anderson. Essa mostra da artista americana foi criada exclusivamente para ser exposta no CCBB. Está no 2º andar e também fica aberta de terça a domingo, das 9h às 21h. Fica exposta até 26 de junho

Imagem retirada do site do CCBB.
Galeria de Valores e o Banco do Brasil e Sua História. São duas exposições permanentes que ficam no 4º andar. Galeria de Valores tem quase 2 mil peças do acervo do Banco do Brasil que contam a história da moeda do Brasil e do mundo. É bem interessante ver a evolução da moeda brasileira, os tamanhos, nomes e valores, além do níquel. Já Banco do Brasil e Sua História conta a história econômica e financeira do Brasil através da história do banco. O acervo é imenso. Desde moedas, roupas até mobílias originais e seus lustres. 

Imagem retirada do site do CCBB.


Imagem retirada do site do CCBB.
Além dessas exposições, o próprio prédio do Centro Cultural já vale a visita. É lindo, bem conservado, é parte importantíssima da história do Brasil e do Rio de Janeiro. Há livraria, uma minilanchonete (para tomar um cafezinho ou comer um bolinho) e restaurante - boa pedida para um lanche da tarde. 

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Para mais informações, clique aqui

 Ah, ainda fui no Centro Cultural Caixa Econômica! Conto em um próximo post.

Postado por Rafaela

4 comentários:

  1. Adoro o CCBB.Às vezes é bom ir lá só pra ver a vida passar.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Mariana. Passar horas naquela livraria maravilhosa....

    ResponderExcluir
  3. Vi essa exposição. Adoro ir ao CCBB. Todas as exposições que acontecem lá são feitas com muito capricho.

    ResponderExcluir