4 de maio de 2011

Testadora Convidada – Firefox 4

Bem, eu tenho um problema sério com navegador. Não tenho mais paciência com o Internet Explorer. Acho o Firefox muito pesado. Google Chrome trava muito. Não me acostumei com o Opera. Baixei o Rock Melt e tive a mesma sensação do Firefox. O que aconteceu? Voltei pro Mozilla. Rs 


Aí, quando eu vi que lançaram a versão 4 do Mozilla Firefox, quis logo baixar, né? Principalmente por ter lido que vários probleminhas estariam resolvidos, como o “travamento” e a lentidão. Baixei no dia do lançamento, mas o Internet banking que uso não tinha ainda o sistema de segurança com suporte pra essa versão. Desinstalei na mesma hora, ou seja, nem olhei para suas funcionalidades e evolução. 

Mas a minha amiga Vanessa, que me ajuda nessa aflição de navegador, baixou também e conseguiu ver melhor a versão. Pedi para ela contar para gente o que achou do Mozilla Firefox 4. Vamos ver a opinião dela? 

A interface do Mozilla Firefox 4 melhorou um pouquinho, está mais simples e de fácil de identificação. Mas não foi uma mudança drástica. Por exemplo, a barra de status não aparece assim que abrimos o navegador. Mas é possível colocá-la. 

A maior evolução, pra mim, foi a questão de travamento e da compatibilidade dos complementos. As outras versões travam em excesso, inclusive para fechá-las. Antes, quando atualizávamos a versão, muitos complementos se tornavam incompatíveis. Como muitos desses complementos não são feitos pelo próprio Mozilla, demorava um tempo até que todos voltassem a funcionar corretamente. 

Ainda não tive problema com o Firefox 4 quando abro muitas abas (geralmente deixo, no mínimo, 10 abertas ao mesmo tempo). Antes, ele travava quando várias páginas abriam simultaneamente. Claro, se a sua conexão é lenta, ele vai demorar um pouquinho a mais para abrir, mas com conexão lenta, tudo demora pra abri. rs 

Obrigada, Vanessa, por compartilhar com a gente a sua opinião sobre a nova versão do Mozilla.

ATUALIZAÇÃO!! Depois de usar e fuçar bastante o Firefox 4, a Vanessa atualizou sua opinião sobre ele. Vamos ver?

Ao instalar o Firefox 4.0 você leva um susto, pois a interface mudou complemente. Está totalmente compacta, acho que numa tentativa de ficar como o Chrome. Mas eu odeio que o Chrome não tenha a barra tradicional

de menu "arquivo , editar, exibir..." Mas no firefox ela ainda continua, e com um pouco de paciência e curiosidade você encontra tudo, inclusive a Barra de Status, que agora se chama Barra de Extensões e, se você é viciado em extensões como eu, ela vai ficar cheia. Depois que a Barra de Menus aparece, aí fica mais fácil pra você configurar e personalizar seu Firefox. Dica: Se você gosta do ícone da casinha (home), do ícone atualizar, print, feed, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a Barra de Menus e depois em Personalizar, aí você vai encontrar vários ícones que podem ser adicionados ao topo do Firefox, sempre por perto da barra de menus. Mas essa função já fazia parte da versão anterior. ;)

A opção de fixa aba continua nessa nova versão.

Você usa qual o navegador? 

Testou alguma coisa e quer dividir com a gente? É só mandar e-mail para testeipravoce@gmail.com. 

Postado por Rafaela

2 comentários:

  1. Melhorou mesmo e olha que eu não era fã do firefox só usava mesmo por causa dos complementos (add-ons), mas ele parou de dar erro toda hora e eu tava quase largando ele de lado. Mas, voltei a usá-lo mais de novo.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu gosto tanto do Crhome. Nunca tive problema de lentidão ou travamento com ele.

    ResponderExcluir