17 de junho de 2011

Livro Honra teu Pai – Gay Talese


Acredito que muita gente tem um fascínio sobre o mundo dos mafiosos – principalmente sobre os italianos –, o “submundo” do crime. Acho que é pela ideia que nos é mostrada em filmes e minisséries. 

Pois bem. Gay Talese, um jornalista de origem italiana – considerado um dos pais do new journalism –, resolveu escrever um livro sobre uma das famílias de Máfia mais influente dos anos 50 e 60, que “reinava” nos EUA – mais precisamente em Nova Iorque, a família Bonano. Mas ele partiu do princípio das relações familiares (as de sangue mesmo: pai e filho, irmãos etc.). E mostrou também o lado mais próximo do real do dia a dia dessas pessoas. 

Aí é que está um diferencial de Honra teu Pai (lançado originalmente em 1971 com o nome de Honrados Mafiosos). Talese mostra que há pouco glamour e muita tensão, dias e dias de total isolamento e inércia. A gente percebe que muitas das coisas que nos são mostradas em filmes e séries (como Os Sopranos) são MUITO fantasiadas. Ou seja, é um livro não ficcional sobre a Máfia. 


Honra teu Pai está centrado na vida de Bill Bonano, filho do chefe dos chefes da família e que sucederá seu pai na hierarquia – Joseph Bonano. Bill é casado (com uma moça também vinda de uma família de mafiosos) e tem quatro filhos. 

Além disso, podemos conhecer a origem da Máfia, como os sicilianos se instalaram nos EUA e se associaram. Soma-se a isso a nossa descoberta sobre hierarquias, acordos, disputas entre grupos e muitas outras coisas que estão relacionadas a esse mundo. 

A Companhia das Letras relançou por aqui esse ano em comemoração ao aniversário de 80 anos de Talese (me corrijam se eu estiver errada, por favor!). E o legal desse relançamento é que há uma continuação, vamos dizer assim. Por quê? Porque Gay Talese virou amigo de Bill Bonano. Quando um jornal pediu autor que escrevesse, em 2007, como estavam Bill e sua família, podemos ver que fim levaram os Bonanos. Como estavam seus filhos, sua esposa, seus pais e irmãos. É bem interessante ver como as mudanças no mundo e na sociedade afetaram a Máfia. 

Honra teu Pai está mais do que recomendado. 

Serviço

Título
Honra teu Pai
Autor
Gay Talese
Editora
Companhia das Letras
Ano
2011
Páginas
510
Preço
R$ 44

Postado por Rafaela

Um comentário:

  1. Vou colocar esse na lista dos que "quero ler"!

    ResponderExcluir