25 de julho de 2011

Livro Thriller – A Vida e a Música de Michael Jackson – Nelson George

Nelson George, crítico musical especialista em música negra, usa o disco Thriller, de Michael Jackson, para traçar um panorama das transformações por qual a música americana passou (principalmente a negra) e quanto dessa transformação se deve a Michael, ao Thriller e, por que não?, ao Jackson 5


Não espere fofocas sobre MJ, todas as suas polêmicas e modo de vida. George mostra, sim, como certas atitudes de Jackson pós-Thriller afetaram sua produção e sua reputação. No final do livro, ele comenta um pouco sobre outros álbuns de Michael, como Bad e Dangerous, e o documentário This is It. 

Meu único ponto negativo foi que, pelo título do livro – Thriller – A Vida e a Música de Michael Jackson, a gente veria todo o processo de criação de Thriller. Claro que tem! E muito, diga-se. Mas ele se aproveita desse panorama pra focar muito na ideia música negra x música branca. Acredito que isso se deu por George ter crescido em uma época em que segregação racial era uma realidade e ter negros destruindo barreiras apenas com seu talento e atingindo a população americana (negra e branca). 

O autor mostra também as influências artísticas de Michael Jackson (sua quase obsessão por Beatles), seu figurino (roupas no estilo militar). Uma coisa muito interessante que George traz é mostrar o lado do pai, Joe Jackson. Ele não desmente a fama de tirano, durão, antipático do patriarca, mas tenta mostrar que isso é resultado da criação e de como o entorno e o estilo de vida interferem no caráter de alguém, ou seja, Joe é mais um produto do seu meio. Inclusive mostra que, graças ao pai, MJ aprendeu a ter ética no trabalho, que sem esforço não se consegue chegar em lugar algum. Se ele usou meios menos convencionais, aí é outra história. 


Ele disseca faixa a faixa todo o álbum e sua influência no mundo (musical ou não), como muito das letras são reflexos da personalidade e pensamento de seu intérprete. Tudo o que aconteceu desde o lançamento de Jackson 5 influenciou e moldou o estilo musical dos irmãos Jackson e como eles pegaram tudo o que estava à volta e foram além, ao invés de simplesmente irem com a maré. 

Ele conta também o processo de criação de Dangerous, entrevistando o principal produtor do álbum, Teddy Riley. Também passa em revista o disco Bad e a relação de Jackson com seus principais mentores, seu pai (que foi citado aí em cima no texto) e o produtor Quincy Jones, longo parceiro de trabalho, determinante pro sucesso de Thriller. 

Resumo: quem é fã de música em geral, principalmente música negra americana, vai gostar e muito do livro. Fã ardoroso de Michael Jackson já conhece as histórias sobre ele ali contidas, mas tem um importante material para ver como estava o mundo da música no auge de Michael Jackson, mas não vai saber coisas pessoais. Fofoqueiros que só querem saber podres de famosos, desistam. Esse livro não é pra vocês. 

Serviço
Título: Thriller – A Vida e a Música de Michael Jackson
Autor: Nelson George
Páginas: 200
Editora: Zahar
Preço: Eu ganhei o livro (obrigada, Nessa!), então não sei o valor correto, mas é por volta de R$ 25.


Postado por Rafaela

5 comentários:

  1. Acho interessante o livro não abordar as fofocas da vida de MJ, pois muitos já fazem isso. Um artista com a história que o astro do POP tem, merece mesmo ter sua obras dissecada.

    ResponderExcluir
  2. Mari, é essa ideia mesmo que o autor quer passar. Um ícone tem muito mais a oferecer do que simples fofocas sobre a vida dele...

    ResponderExcluir
  3. Ah, não posso falar o valor, rs

    De nada. :D

    ResponderExcluir
  4. Amigas Esmaltadas, hahaha. Td bem, a gente fica na curiosidade. rs

    ResponderExcluir
  5. Achei que fosse só mais um livro contando as mesmas coisas de sempre e feito para ganhar dinheiro em cima da partida do Michael. Se conta sobre sua arte, me interessa bem mais, só confio em fatos da vida pessoal se são contados por ele mesmo e por pessoas próximas (que não fazem questão de mencionar escândalos).Obrigada pela análise

    ResponderExcluir