18 de julho de 2011

Receita Praliné de Amendoim

Sabem aquele amendoim que é vendido na rua (muitas vezes em barraquinhas iguais aos de pipoqueiro e que vem com coquinho junto)? Pois então, procurando a receita, descobri que o nome é Praliné de Amendoim (gente, se existe outro nome, não tenho a mínima ideia! Rs). 


Eu sempre quis fazer em casa, e surgiu uma oportunidade ótima pra testar, ou seja, amigas-cobaias. haha A receita é muito simples, mas acho que ainda não peguei o ponto direito. Mas, pra primeira vez, fui muito bem. 

Eu peguei a receita no site do Edu Guedes (que tem um quadro no Hoje em Dia, da Record). 

Ingredientes 
3 xícaras (chá) de amendoim 
2 xícaras (chá) de açúcar cristal 
1 colher (sopa) de achocolatado 
Gotas de corante alimentício vermelho 
½ xícara (chá) de água 
1 colher (café) de fermento em pó 

Modo de preparo 
Em uma panela, coloque o amendoim, o açúcar, o achocolatado, o corante, a água e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Acrescente o fermento e continue misturando até que o açúcar cristalize e envolva o amendoim.


Eu não coloquei o corante. Mas é bom pra ficar mais vermelhinho. O que aconteceu comigo? À medida que fui mexendo (depois de colocar o fermento) e o açúcar envolvendo o amendoim, o açúcar acabou se descolando um pouco, ou seja, não ficou aquela casca grossa como a gente compra na rua. No fundo do pote, ficou bastante mistura. Mas todos os amendoins ficaram cobertos e muito gostosos. Fiquei com medo do amendoim ficar cru, mas não. Ele foi cozinhando normalmente. Outra coisa que me preocupou foi eu ter lido em alguns sites que o braço chega a doer de tanto mexer, pois a “massa” vai ficando pesada. Não aconteceu isso comigo (talvez por isso não tenha ficado uma casquinha grossa?)! 

Ah!!! Usei 250 gramas de amendoim – deu um pouquinho mais de três xícaras. 

Enfim, adorei a receita e vou testar de novo. Pra ler a receita, é só clicar aqui

Postado por Rafaela

11 comentários:

  1. Eu provei a receita e ela está aprovadíssima. De fato, poderia ter ficado com mais açúcar grudado, mas isso não influenciou no gosto, que estava muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Mari, ainda vou descobrir como deixar mais açúcar grudadinho. hehe

    Mas estava bem gostosinho, né? rs

    ResponderExcluir
  3. Caimos dentro do amendoim, rs.
    Ai, meu Deus tinha chocolate no amendoim! AAAA! rs

    ResponderExcluir
  4. Comemos muito, né, Vanessa? rs

    Mas vc comeu de forma inconsciente. Não sabia do achocolatado. hahaha

    ResponderExcluir
  5. Tava mt bom msm. Nunca comi tanto amendoim na minha vida rs.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu tb. E olha que foram 250 gramas, ou seja, rende à beça. rs

    ResponderExcluir
  7. Oiii...

    Legal o blog!
    O nome deste doce akí no Rio Grande do Sul é carrapinha.

    Uma delícia, se deixar vai 1 kg de amendoim em um piscar de olhos!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna!

    Carrapinha? Que nome legal! Eu nem sei como se chama aqui no Rio. Eu sempre falo amendoim com açúcar. hehehe

    Volte sempre!

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Mayra Magalhães14/12/11 14:50

    é beijinho quente em minas =)

    ResponderExcluir
  10. Beijinho quente, Mayra? o povo adora um nome diferente, né? haha

    Eu falo amendoim com açúcar mesmo. haha

    ResponderExcluir
  11. Hoje fiz um com um amendoim sem casca, mas já ouvi falar q com casca o açúcar gruda nele por inteiro... Bjoks

    ResponderExcluir