2 de setembro de 2011

Programa Undercover Boss

Mais um reality pra eu assistir. :D Produzido pela rede americana CBS, Undercover Boss (em português é O Chefe Espião) tem a premissa bem simples: colocar os chefões de uma empresa (geralmente o próprio presidente ou algum outro alto executivo) para trabalhar por uma semana com a “peãozada”. Desde em lanchonetes até manutenção de elevadores, passando por funcionários de limpezas. 

Já vi um diretor visitar mais de uma filial (principalmente quando é restaurante). Lá, além de aprenderem o ofício, eles escutam várias opiniões válidas que poderiam ser implantadas, mas ninguém ouve esse tipo de funcionário. Já vi o caso de uma gerente de uma lanchonete que era estudante de RH e criou como trabalho final de curso um projeto de treinamento de funcionários para a própria rede onde trabalha, pois eles têm somente um dia de capacitação. Ela, inclusive, enviou o trabalho para o Departamento Pessoal da empresa. Foi ouvida? Claro que não. Sem saber que o “novo” funcionário era o diretor, a gerente desabafou e explicou todos os problemas e as ideias pertinentes que tinha. Em outra filial, encontrou uma funcionária que escutava os clientes e sabia o que poderia mudar no cardápio para torná-lo mais atraente, inclusive fez cursos de culinária. Ninguém dava abertura para ela se manifestar. O executivo percebeu, enfim, que não necessitava contratar consultorias. O próprio corpo funcional era o pontapé para mudanças que a empresa precisava, pois eram os que mais conheciam o funcionamento e lidavam diretamente com os clientes. 

Outro caso que chamou muito a atenção foi quando o executivo passou sete dias num prédio que é administrado por sua empresa, ou seja, a equipe de conservação, porteiros é deles. A empresa também trabalhava no World Trade Centre. Muitos funcionários começaram a relatar para o novo “colega” sobre o drama de ter perdido amigos e quase a própria vida. Mas a empresa nunca prestou atenção no impacto que a ação terrorista causou em seus próprios funcionários. 


Ao final da semana, o diretor, de volta ao seu cargo, mostra o que tirou de positivo do que ouviu e observou, convoca uma reunião com as pessoas com quem conviveu e conta quem é de fato e explica como as observações feitas por esses funcionários serão usadas em melhorias para a empresa. Alguns funcionários são promovidos, outros (que contaram algum sonho, a dificuldade de pagar os estudos deles ou de algum filho ou a dificuldade de tratar algum problema de saúde) têm seus desejos atendidos. Ou simplesmente ganham um abono, um prêmio. 

É importante lembrar que o programa se torna muito mais interessante quando os funcionários “subalternos” são pessoas com ideias boas e que não têm medo de contar e criticar e quando o executivo está aberto para ouvir, sem tentar justificar alguma ação da empresa. Fora quando o chefão se enrola no trabalho novo e percebe que os equipamentos não são bons e o ofício é muito mais difícil do que pensava. 

O programa passa no canal GNT (41 da Net e Sky), mas, infelizmente, seu horário é o impossível 2h45 de quinta-feira!! Mas no site do emissora, é possível assistir a alguns vídeos. É só clicar aqui.

Postado por Rafaela

10 comentários:

  1. Eu já vi alguns episódios deste programa, mas não era tão tarde. É muito, muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi esse programa à tarde. Não sei pq mudaram de horário. :(

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/9/11 00:01

    detesto esse programa..é o unico do gnt que não suporto.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anônimo. Por que você detesta?

    ResponderExcluir
  5. Sabe o que eu quero que você teste? Bolinhas eróticas e camisinha sabor uva. Testa aí e posta pra nós, seus leitores, como foi a experiência.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/9/11 01:19

    DETESTO PORQUE ACHO SEM GRAÇA..IDIOTA SEI LÁ...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/9/11 01:19

    DETESTO PORQUE ACHO SEM GRAÇA..IDIOTA SEI LÁ...

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adoro essa série! O problema é que eu gostaria de poder assistir alguns episódios, porém não consigo encontrar legendado. Um dos episódios q mais gostei foi o da Subway. Gostaria demais de reve-lo. Vc poderia me ajudar informando onde posso assisti-lo? No site da Fox, só tem alguns episódios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tenho visto na Fox Life (canal 32 da Sky), mas eles estão passando o do Reino Unido. Eu nunca tentei baixar ou assistir on-line.

      Excluir