10 de outubro de 2011

Livro Rock in Rio: A história do maior festival de música do mundo

Dias antes do início do Rock in Rio de 2011, foi lançado o livro Rock in Rio: A história do maior festival de música do mundo, de Luiz Felipe Carneiro Miranda

No livro, Miranda conta como surgiu a ideia do festival (a primeira edição foi em 1985), obstáculos e percalços pelos quais Roberto Medina e a Artplan passaram. Todas as três edições (além da de 85, 1991 e 2001) são contadas, principalmente, a relação Medina-músicos, os problemas de som, artistas brasileiros relegados ao segundo plano. 

E causos. Muitos causos. Desde as clássicas exigências absurdas dos artistas, os egos inflados, cachê estratosféricos até problemas políticos que quase inviabilizaram o projeto, dentre outros assuntos. 

Recheado de fotos, o livro tem uma leitura muito leve e de fácil entendimento. Mostra os shows que ficaram para história, como o festival foi um divisor de águas na carreira de bandas e artistas, os grandes micos, as gafes, as apostas que deram ou não certo. Enfim, de tudo um pouco sobre o universo desse festival que movimenta milhões de reais. 

Da editora Globo, o livro possui 384 páginas e custa por volta de R$ 30

Postado por Rafaela

2 comentários:

  1. Vi na TV o Medina contando que em 91, eu acho, o Axl Rose disse que não ia entrar no palco e a produção respondeu com algo como: "Td bem,mas eu não me responsabilizo pelas 90 mil pessoas que estão esperando por você lá fora". Ele "pensou melhor" e fez o show. Essa história está no livro?

    ResponderExcluir
  2. Está, sim. Ele disse que não entraria no palco. Não lembro se foi por causa da chuva ou pq eles não ensaiaram direito (é tanta sandice q vc se perde rs). Aí, o Medina jogou essa e eles entraram no palco pianinhos. hahah

    ResponderExcluir