29 de abril de 2012

Teatro - Namíbia, não!


Apesar de ter Lázaro Ramos na direção e Flávio Bauraqui no papel principal (ambos atores que já mostraram o quanto são talentosos), ao lado de Audri Anunciação (autor do texto), Namíbia, não!, espetáculo que faz parte do Projeto Linguagens Brasileiras - Cultura Negra em Cena, até julho no  Teatro Glauce Rocha (Rio de Janeiro), não é exatamente imperdível. 


Audri Anunciação e Flávio Bauraqui
Em 2016, o governo brasileiro decretou uma Medida Provisória obrigando que todos os de ‘melanina acentuada’ sejam capturados e enviados imediatamente à África. A medida é uma ação de reparação social aos danos causados pela União. Assim, os primos André e Antônio passam o dia trancados no apartamento, discutindo as questões sociais, econômicas e políticas muito comuns à vida de um negro brasileiro. Essa é a sinopse de Namíbia, não!

Achei que o espetáculo vale muito mais pela discussão que pode alimentar do que pela peça em si. O texto é quase didático ao colocar na roda, ou no palco, dados históricos que reafirmam a igualdade das raças e a capacidade da negra, especificamente. Achei que tinha jeito de palestra sobre consciência negra. 

Tem humor, apesar de não ser uma comédia, mas que não sei se serve para quem não é negro, pois algumas ironias me pareceram “piadas internas” que só fazem sentido para alguém que já passou por algumas daquelas situações. 

A peça utiliza em diversos momentos o recursos de vozes em off em algumas cenas e isso eu achei péssimo, pois muitas vezes o som se confunde com a fala dos personagens no palco, tornando impossível escutar qualquer um dos dois. 

É aquele tipo de espetáculo que, com certeza não será unanimidade: pode agradar muitos e desagradas outros tantos. 

Se quiser assistir ao espetáculo no Rio de Janeiro:
Teatro Glauce Rocha
Av Rio Branco, 179, Centro
de 19 de abril a 27 de maio
de quinta a sábado, às 19h
aos domingos, às 18h
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Informações: 21 2220-0259

Para outras informações, acesse o blog da peça: http://namibianao.blogspot.com.br/


Você já assistiu?

Testado por Mariana



Um comentário:

  1. Hum, não sei se conseguiria assistir. Essa história de misturar o off com a voz do ator, texto quase didático... Sei não. rs

    ResponderExcluir