23 de agosto de 2012

Filme - Deus da Carnificina

Uma briga entre duas crianças e a tentativa dos pais em resolvê-la é o ponto de partida de "Deus da Carnificina", filme que estreou no Brasil em junho de 2012. Dirigido por Roman Polanski (sim, aquele que foi proibido de entrar no EUA por ter feito sexo com uma menina americana de 13 anos), o filme só tem quatro atores em cena. Sim, só quatro. Está classificado como comédia, mas eu acho que é um drama. Acho que é os dois. : ) 

Mas, são quatro grandes atores! Confesso que um deles, John C. Reilly, eu nem sabia o nome. É um daqueles atores que você já viu mas não sabe em que filme, entende? Ele interpreta Michael, um homem aparentemente (eu disse aparentemente) cordial e apaziguador, que é casado com Penelope, personagem interpretado por Jodie Foster (ah, dispensa comentários! Você pode dar um Google para saber quem ela é). Penelope é uma dessas pessoas "cri cris", toda certinha, que gosta de tudo beeeeem organizadinho e explicado. 

O outro casal é formado por Kate Winslet (juro, você nem lembra do dia em que ela quase morreu no navio), interpretando Nancy, uma executiva elegante e inicialmente (sim, inicialmente) agarrada às convenções sociais. Ela é casada com Alan, personagem MAGNIFICAMENTE interpretado por Christopher Waltz (ganhou o Oscar de melhor ator por Bastardos Inglórios e o filme valeira a pena só por causa dele). Alan é um advogado  bem sucedido, supersincero, mas ao mesmo tempo meio cínico, meio debochado, provocador e o único com "coragem" de dizer o que deve ser dito.



Além de só ter quatro atores em cena, 99% do filme, cerca de 80 minutos, se passa em um apartamento. Apesar disso, ou justamente por conta disso, o filme é maravilhoso. A discussão por causa da briga das crianças expõe as diversas faces do comportamento humano, os subterfúgios que normalmente usamos, as infelicidades que impingimos aos outros e somos submetidos. Os diálogos são primorosos, engraçados e tristes, e as interpretações "babantes". Um dos melhores filmes que eu já vi. 

Uma curiosidade: A peça teatral "Deus da Carnificina", escrita por Yasmina Reza, fez sucesso na Broadway, na Europa. No Brasil, a peça foi encenada por Paulo Betti, Júlia Lemmertz, Orã Figueiredo e Deborah Evelyn, em 2010. (Fonte: www.adorocinema.com)


E aí, você já viu Deus da Carnificina?

Testado por Mariana

4 comentários:

  1. Ah, bem que esse título não me era estranho. Teve uma peça aqui.

    Eu não conhecia o filme (tb não vi a peça), mas fiquei interessada pra saber como conseguiram fazer um filme que prende tanto com quatro atores e um cenário. E, claro, pela sua empolgação tb. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Saí do cinema com vontade de ficar para a próxima sessão!

      Excluir
  2. Depois desse comentário, me deu vontade de ver o filme. Será que ainda está em cartaz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Denize. Tentar nos cinemas da Barra ou de Botafogo

      Excluir