16 de setembro de 2012

Museu da Vida - Fundação Oswaldo Cruz

Outras fotos e informações sobre o Museu da Vida:
  http://portal.fiocruz.br/pt-br
Eu sou carioca, mas não conheço muitos dos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Percebo que isso é muito comum entre os nascidos no Rio. Não sei como acontece em outros estados (me digam vocês, testadores), mas acho que nós, cariocas, exploramos pouco a cidade em que vivemos. A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) é um bom exemplo disso. 

Quem passa pela Avenida Brasil, uma das mais movimentadas da cidade, pode observar, de longe, um prédio bem parecido com um castelo, na altura do bairro de Manguinhos. Ali fica a Fiocruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde e que é uma das mais importantes no que refere-se à pesquisa, ensino, produção e inovação na área de ciência e tecnologia da saúde. 

A unidade da Fiocruz em Manguinhos ocupa uma área enorme (20.000 m²) e absolutamente agradável, cheia de árvores e ar puro, bem no coração de uma das vias expressas mais importantes da cidade. Só por isso, já valeria uma visita ao local. Mas, tem mais! Tem o Museu da Vida, um espaço ao ar livre em que é possível ter uma experiência prática sobre conceitos relacionados à ciência e saúde. "O Museu da Vida foi inaugurado em 25 de maio de 1999. O espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade tem o objetivo de educar e informar de forma lúdica e criativa, por meio de exposições, atividades interativas, multimídias, peças teatrais e laboratórios", nos informa o site da Fundação. Sabe o que é melhor? É tudo gratuito!

Por ser muito lúdico, o espaço é ideal para crianças e adolescentes, mas não é exclusivo. Eu mesmo fique brincando e experimentando os aparelhos, relembrando os tempos em que aprendi o que era uma onda sonora, quais elementos formavam uma célula, como se gera energia. Uma delícia!

O Museu da Vida está aberto durante todo o ano, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e, aos sábados, das 10h às 16h. Para agendamento de visitas de grupos grandes (escolas, excursões), basta ligar para (21) 2590-6747.

Você já conhecia a Fundação Oswaldo Cruz?

Testado por Mariana




3 comentários:

  1. Eu até conheço bastante ponto turístico do Rio, mas não conheço a Fiocruz por causa do local. Acho-o muito perigoso, os caminhos tb são, enfim, é uma pena pq menos um lugar pro carioca. Outros pontos são caros.

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar no Museu da Vida. Conheço a Fiocruz só de passagem pela Avenida Brasil. Sei, inclusive, que existem cursos e palestras interessantes para a população. Mas, concordo com a Rafaela, o local é perigoso, não me atrai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denize e Rafaela, realmente a Fiocruz fica em uma região que sempre está envolvida em episódios violentos. De qualquer forma, a forma mais segura é ir pela Avenida Brasil.

      Excluir