11 de janeiro de 2013

Livro A Sombra da Lua – John Sandford

 A Editora Arqueiro nos enviou o livro A Sombra da Lua, de John Sandford. Eu adoro esse tipo de leitura, então terminei o livro bem rapidinho. 

Em Bluesteem, uma cidade pacata do interior, de repente, acontece o assassinato de um casal de idosos, moradores antigos da região. A polícia local recebe a ajuda de Virgil Flowers, investigador do Departamento Criminal de Minnesota. Chegando na cidade, Virgil já se depara com um incêndio de proporções catastróficas, quando outro morador antigo, Bill, morre. Bill Judd era odiado pela cidade por dar um golpe, sumir com o dinheiro de uma promessa de investimento que levou diversos fazendeiros à falência. 

Com uma cidade apavorada e sem um crime grave há décadas, Virgil não acredita em coincidências e tenta descobrir a ligação entre os assassinatos. Ao conversar com a população, o passado vem à tona, nem sempre trazendo felicidade. Flowers ajuda o xerife da cidade, Jim Stryker, a desvendar o mistério e a motivação por trás dos crimes. 

O livro, apesar de ser policial, não é de ritmo alucinante, com cenas de perseguições fantásticas e trocas de tiros memoráveis. Sim, há duas cenas bem importantes para o enredo que envolve ação. O legal é ir juntando as peças do quebra-cabeças com os personagens. 

A Sombra da Lua, definitivamente, não é dos meus preferidos no estilo investigativo. O livro te leva a um pensamento, mas muda um pouco o foco da história (recurso muito utilizado nesse tipo de obra, eu sei), mas essa mudança deixa o leitor confuso e parece um tanto desnecessária. Dá a sensação de que o autor tinha obrigação de escrever um número mínimo de páginas e desenvolveu um minienredo no meio para encher linguiça. 

Ao revirar a cidade, Virgil descobre causos de tráfico de drogas, fanatismo religioso, herança e passado nebuloso de vários moradores, mas eles se conectam muito mal. Dá para pensar assim: “esse escarcéu todo para isso?”. A tentativa de injetar adrenalina descrevendo os assassinatos cruéis não me apeteceu. 

Enfim, o livro não é de todo horrível, mas não ficará registrado como um livro que recomendaria. 

Título original: Dark of the moon 
Autor: John Sandford 
Páginas: 170 
Editora: Arqueiro 

Testado por Rafaela

4 comentários:

  1. Às vezes o livro é bom, mas peca na solução dos enigmas, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Foi exatamente o que aconteceu com esse livro. :/

      Excluir
  2. Fiquei curiosa, mesmo não sendo o meu estilo. Será? Vou tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um bom livro pra você começar nesse estilo, Denize. :D

      Excluir