18 de março de 2013

Bolo de chocolate com aveia – Receitas Low Carb

A gente vive colocando guloseimas (eu em 99% das vezes) por aqui, mas também se preocupa com uma alimentação mais saudável e equilibrada. Descobri uma página no Facebook chamada Receitas Low Carb, que, como o nome diz, dá dicas de receitas com pouco carboidrato. 

Como adoro bolo, resolvi arriscar essa receita de bolo de chocolate que substitui a farinha de trigo pela a de aveia. O bolo ficou muito mais leve, não pesou no estômago. Gostei muito, achei que fosse sentir uma diferença absurda, pois sou totalmente viciada em coisas com farinha. Mas comi tranquilamente, e o pessoal aqui de casa também aprovou. Obviamente, o que é feito com a farinha de trigo tem mais sabor,  é possível, sim, perceber a diferença. Mas quem já está acostumado a esse tipo de dieta nem vai estranhar. Os paladares mais sensíveis vão reclamar. Mas é tudo questão de costume. 

Vamos ver a receita? 

Ingredientes 
2 xícaras de farelo de aveia 
1/2 copo de leite 
2 ovos 
2 colheres de sopa margarina 
2 colheres de sopa de cacau em pó 
3 colheres de sopa de mel (para quem faz a dieta, substituir por 3 colheres de sopa de adoçante) 
1 colher de sopa de fermento em pó 
1 colher de sobremesa de baunilha 

Modo de preparo
Bata a manteiga com os ovos até ficar homogêneo e, aos poucos, acrescente o farelo, o leite, o cacau, o mel/adoçante e a baunilha. Em seguida coloque o fermento. Despeje a massa em forma untada ou se preferir encha forminhas de cupcake e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 20 a 30 minutos. Rende um bolo grande ou 8 cupcakes e 1 bolo pequeno. 

OPCIONAL - GANACHE DE CHOCOLATE 

1 caixinha de creme de leite 
2 colheres de sopa de cacau em pó 
adoçante a gosto 
baunilha a gosto 

Leve ao fogo e vá mexendo até engrossar. Depois de pronto jogue a ganache por cima do bolo ou cupcakes. 

Obs.: eu substituí o mel pelo açúcar Fit, da União. Achei que o bolo fica um pouquinho seco, então a cobertura ajuda e muito (até enfiei o pé na jaca e coloquei um leite condensado nela rs). Eu usei a forma de bolo inglês porque na forma comum, ele ficou muito baixinho. Cuidado para não pesar a mão no cacau em pó, pois pode ficar muito amargo.

Testado por Rafaela

6 comentários:

  1. Ai, eu acho que bolo é uma das únicas coisas que não "merece" versão light. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento de desespero... kkk Falando sério, essa versão nem se compara com a original, mas quando você está empanhada numa alimentação sem farinha, está focada na dieta, ela é uma mão na roda.

      Excluir
  2. Também comi, é obvio que o bolo tradicional tem mais sabor, mas, com diz o Testei, é uma questão de hábito até porque fica mais leve (o perigo é querer comer demais), e com uma cobertura que não comprometa muito a dieta, fica muito gostoso. Amei!!!

    ResponderExcluir
  3. leite de vaca e margarina nao são low carb , tem que substituir a margarina por manteiga sem sal e o leite de vaca por de amendoas ou castanhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo. Acho que a ideia da receita foi mesmo tirar a farinha de trigo.

      Mas ótima dica! Ainda não usei leite de amêndoas ou castanha, só o de aveia...

      Excluir