22 de março de 2013

Livro Um Porto Seguro – Nicholas Sparks

Um Porto Seguro é mais um romance do autor Nicholas Sparks. Segundo a minha amiga Carol (blogueira do Entre Livros e quem me emprestou o livro), esse é a próxima obra do autor a virar filme. 

O livro conta a história de recomeço. De Katie, que vai morar numa cidadezinha remota e onde todo mundo se conhece. Evita a criar laços, a aprofundar amizades, mas que encontra em sua vizinha Jo uma pessoa em quem confiar. E de Alex, dono da mercearia local, viúvo com dois filhos pequenos, muito amoroso. A aproximação dos dois é inevitável e, a partir do estreitamento da relação, o passado de Katie volta a assombrá-la. 

Depois que os personagens são apresentados e começa o envolvimento entre eles, você já sabe onde a história vai dar, como o livro vai terminar. Mas eu não sou leitora fiel de Sparks e já ouvi por aí que ele é chegado num final catastrófico. Então, as minhas impressões poderiam estar erradas. Mas não estavam. O livro torna-se óbvio, apesar de não ser ridículo, do tipo “o autor está achando que sou idiota?”. Não, não. É romance, é clichê, mas não te faz de burra. 

O autor ainda poderia ter escolhido um caminho mais óbvio ainda para o final, dados a profissão de Alex e o passado de Katie, mas até que ele mostrou uma Katie que se tornou forte e decidida. 

A ideia do livro é que o amor tem diversas facetas e que você não deve ficar preso a uma situação destruidora. Que é possível amar e ter no outro um porto seguro, título do livro. 

Não sou fã desse estilo de literatura, mas não li o livro com pressa para acabá-lo, como se fosse uma obrigação. Foi uma leitura despreocupada, leve; detesto livros de romance que fazem a pessoa se debulhar em lágrimas. O livro é bem menininha que sonha com o homem perfeito, mesmo que tenha que sofrer até consegui-lo. 

Virarei fã de Nicholas Sparks? Duvido muito, mas confio no filtro da minha amiga para só me indicar livros dele do meu estilo. RS 

O livro é de 2012, tem 384 páginas, é da editora Novo Conceito. Seu título original é Safe Haven

Testado por Rafaela

8 comentários:

  1. Vai virar um filme "água com açúcar", né?

    ResponderExcluir
  2. Eu, é claro, acho o máximo.
    Esse é meu preferido, por isso resolvi indicá-lo.
    Não acho muito menininha, acho que vi o que o autor
    queria que eu visse. Vamos ver como será o filme, né?
    Pelo que postei no meu blog e vi pela internet, só não
    vou gostar dos atores, porque os imaginei mais velhos.

    Beijos, meninas e obrigada pela confiança de sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menininha no sentido de mulherzinha, não no sentido infantil (se foi isso que você entendeu. rs).

      Quais são os atores?

      Já separou os próximos pra mim? rs

      Bjos!

      Excluir
  3. Eu adorei o livro e tô doida pra estrear o filme pra ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais são os atores, você sabe?

      Excluir
    2. O Alex é o Josh Duhamel, o marido da Fergie e a Katie é Julianne Hough, eu não conheço.
      O filme estreou só em alguns cinemas aqui do Rio. Não gostei.

      Excluir
    3. Acho ele meio novo pro papel, não? Ou melhor, não tem cara de maduro que o personagem pede.

      Ué, por que será que só alguns cinemas receberam o filme?

      Excluir