27 de setembro de 2013

Livro Olho por Olho – Jenny Han e Siobhan Vivian

Quando a Carol, do blog Entre Livros, nos ofereceu o livro Olho por Olho, quis logo ler só pelo o que estava escrito na capa “Garotas crescidas não choram... Elas acertam as contas”. Imaginei que seria gritaria, bomba e confusão, ainda mais quando se trata de vingança de meninas que estejam no Ensino Médio.

O livro é voltado para adolescentes, o público mais ou menos da mesma idade das protagonistas (ou seja, 17/18 anos). Mas não é por isso que as autoras Jenny Han e Siobhan Vivian escrevam de forma boba, piegas e “tatibitati”. Não podem ser os diálogos mais incríveis da face da Terra, mas certamente não atentam contra nossa inteligência. É um livro de leitura ágil e tranquila.

O mote, claro, é a vingança de três meninas contra alguns (os mais populares) alunos do colégio onde estudam. Mágoas passadas e recentes das três se misturam. Como uma equipe, e elas traçam um plano de vingança para cada desafeto.

Eu esperava sangue nos olhos desde o início, confesso. Não sei se é por ler muitos livros tensos, com crimes etc. Mas passamos mais da metade do livro com peças relativamente bobas, que não causam o espanto no leitor. Talvez porque os alvos não sejam assim tão miseráveis ao ponto de receber uma punição exemplo. Pro fim do livro, a coisa começa ficar mais animada, com planos mais arquitetados e vingativos no melhor sentido da palavra (se é que isso existe). 

Quando chega no ápice, o livro acaba. Simples assim. Não sabemos o desenrolar da história. Claro que isso é uma margem para a continuação. Corri pro Google e vi que lá fora já foi lançado o restante da história. Vamos ver quando chegará por aqui porque esse, se mantiver o ápice do final do anterior, será bem mais legal e vingativo.

Olho por olho é da editora Novo Conceito e contém 320 páginas.

Testado por Rafaela

4 comentários:

  1. Nossa! Gostei da história. Apesar de não ser adolescente há muitos e muitos anos, rs., quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo para quem já passou da adolescência, o livro é divertido. ;) rs

      Excluir
  2. Oi Rafa!

    Logo pelo título Olho por Olho, eu já fiquei curiosa com o livro. Histórias de vinganças adolescentes são incríveis, se pelo menos seguir como exemplo a série Revenge e Pretty Little Liars.
    Eu sempre gostei de planos arquitetados.
    E, como não é uma surpresa (os livros que eu estou lendo estão seguindo esta tendência), vai ter continuação. Delícia.
    Mas até que se tratando de continuações, os últimos exemplares que li - Refém da Obsessão (cont. de Ladrão de Almas) foi melhor que o primeiro.

    XOXO

    Mia Duarte - Hora da Colunista do Entre Livros.

    p.s: E os meus comentários parecendo mais testemunhos... hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a continuação, se mantiver o ritmo do fim desse livro, vai ser beeem legal. Bastante sangue!!! hahaha
      Ai, nem me fale em sequência. Sempre demora horrores pra chegar a continuação desses livros um pouco menos famosos.

      Excluir