28 de julho de 2014

Livro As mentiras de Locke Lamora – Scott Lynch

Recebemos da editora Arqueiro o livro de ficção fantástica As mentiras de Locke Lamora, estreia do autor (inclusive de RPG) Scott Lynch

Confesso que não é meu estilo de leitura, mas resolvi dar uma chance ou nunca saberei se posso gostar ou não desse tipo de livro.

Locke Lamora é um órfão na cidade de Camorr, que é recrutado para uma gangue de ladrões. Com apenas 5 anos, tem feitos impressionantes, é um ator nato que “entretém” a vítima e o público enquanto os comparsas fazem a limpa.

O tempo vai passando, seus feitos vão ganhando fama no submundo. Mas uma série de mortes de ladrões atribuída a um rival de Lamora faz com que ele ponha em prática mais do que nunca suas mentiras e artes para salvar suas vidas.

O livro me surpreendeu positivamente. São várias reviravoltas, um texto bem original. No começo, como não estava lá muito familiarizada com esse universo, me perdia um pouco sobre as castas da sociedade, quem era quem e tal. Mas tudo isso foi se ajustando com o passar da leitura. 

Eu que mais gostei em As mentiras de Locke Lamora é que, deixando de lado todas as licenças poéticas e o fantástico, se aproxima do real e um pouco de um policial – reviravoltas, sangue, dentre outras características –, que adoro! Outro ponto interessante (mas que pode ser um pouco confuso) é que cada capítulo tem subcapítulo, com idas e vindas. A princípio parece difícil acompanhar, pois não tem uma marcação clara de passado e presente, mas você vai percebendo que o passado foi citado no presente ou tem alguma ligação com.

Esse é o primeiro livro da série. O próximo será Mares de sangue.

Enfim, comecei a ler, parei e voltei. Nem sei por que fiz isso. É uma leitura muito boa, bem inteligente e ágil.

Testado por Rafaela

6 comentários:

  1. "Enfim, comecei a ler, parei e voltei. Nem sei por que fiz isso." é o tipo de frase que mostra que por mais que o gênero não seja o preferido, algo te prendeu. Adorei! Já quero ver a resenha do próximo. Beijos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estava no clima, deixei de lado. Resolvi pegar e fui até o fim.;)

      É! Agora preciso saber tudo. rsrs

      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei o tema. Tenho alguns livros pra ler, mas, esse já está na fila. rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar na fila mesmo, Denize! ;)

      Excluir
  3. Mais uma série né, Rafa? hehehehehe

    Série nos perseguem... hehehehe

    Quando eu diminuir a minha lista de livros vou ver se dou uma chance. XD

    XOXO
    Mia Duarte - Hora da Colunista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Mia! Pra que a gente se enfia em mais uma série? rsrsrs

      Bjos!!

      Excluir