11 de julho de 2014

Livro Reconstruindo Amelia – Kimberly McCreight

Kate Baron é uma mãe solteira que trabalha muito e tem pouco tempo para filha. Mas tenta usar os poucos momentos juntas para criar laços, uma amizade, uma relação de confiança. Amelia é a menina inteligente, a aluna promissora, boa atleta, boa amiga e boa filha. Sabe que sua mãe trabalha muito, se ressente disso e faz tudo para compensar sua ausência e a de um pai. Elas pareciam se entender bem. Até que surge a notícia. Esse é o mote de Reconstruindo Amelia, livro de Kimberly McCreight, lançado pela editora Arqueiro, de quem recebemos.

A escola moderna, com pensamento aberto Grace Hall liga para Kate para dizer que houve um acidente com sua filha. Chegando lá, é informada que Amelia cometeu suicídio. Seu mundo, obviamente, vira de cabeça para baixo e ela começa a questionar se realmente conhecia sua filha.

A partir daí, acompanhamos Kate em busca de respostas sobre o que aconteceu com a filha. Para montar um cenário para chegarmos ao ponto crucial da história (a morte de Amelia), a autora Kimberly McCreight usa de uma mistura de flashbacks de Kate e Amelia com a situação no presente. Com capítulos alternando entre Kate e Amelia, citações de Virginia Wolf (autora preferida de Amelia) e algumas conversas da adolescente, além posts no Facebook e trechos de diários de Kate.

A história mantém um ritmo ágil, bem interessante. Ficamos como expectadores da angústia de Kate para saber o que houve exatamente com Amelia (o que poderia fazê-la cometer suicídio, suas amizades, professores, romances), tudo que ela pensava que conhecia. Mas Kate descobre que não sabia de muita coisa sobre a filha.


Kimberly dá reviravoltas interessantes, que você até pode achar meio previsível quando acaba de ler o livro, mas durante a leitura fica praticamente impossível de não se espantar com a personagem, não ter a mesma reação. É claro que já sabemos de algumas ações de Amelia antes da de Kate, mas vamos descobrindo a maioria juntos. É um livro envolvente, com bons ganchos e bom encadeamento. Uma ponta ou outra ficou solta. Nem digo ponta, mas algumas coisas foram entregues, resolvidas muito rápidas, deixando-as meio jogadas. Mas não é nada que interfira na história.

Enfim, gostei demais de Reconstruindo Amelia, recomendo bastante. Agora ficarei de olha na autora para saber mais de seus próximos livros.

Testado por Rafaela

4 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro, Rafa! Adorei sua descrição. Acho que finalmente estou me deixando levar por livros desse gênero, então estou ainda mais curiosa. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar desse livro, Carol. Tem uma escrita parecida com a do James Patterson. ;)

      Beijos!

      Excluir
  2. Com esse comentário, me deu vontade de ler. Gostei muito do tema e como a história se desenrola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, Denize! Não vai se arrepender.

      Excluir