7 de janeiro de 2015

Receita Empadão de frango com massa de grão-de-bico

Procurando por empadão com massa de grão-de-bico (exatamente! No lugar da farinha de trigo), encontrei no site O melhor restaurante do mundo uma receita bem gostosa. Fiz algumas modificações para deixar mais ao meu gosto. Comi pela primeira vez e adore. Só tive dificuldade de acertar o ponto da massa, mas isso é com prática.


Segue a receita adaptada por mim (você acessa a original clicando no link acima):

Ingredientes da massa
300 g de grão de bico cozido
2 colheres (sopa) de azeite
Caldo do cozimento do frango
Sal a gosto

Ingredientes do recheio
500 g de peito de frango desossado
1 cebola pequena picadinha
1 tomate picado sem pele
1 cenoura grande cortadinha e cozida "al dent"
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha
½ xícara de champignon ou palmito
½ xícara de molho de tomate
Azeitonas picadas a gosto
½ xícara do caldo do cozimento do frango
100 g de requeijão cremoso light
Pimenta-do-reino moída a gosto
Sal a gosto
Azeite

Manteiga e farinha para untar e enfarinhar a forma.

Modo de preparo da massa

Coloque o grão de bico cozido [cozinhei na panela de pressão pra ficar mais rápido e não tirei aquela pelinha chata. Taquei tudo no multiprocessador rs] no processador juntamente com o azeite e 1/2 xícara do caldo do cozimento do frango (é esse caldo que dará sabor à massa de grão de bico) e bata até obter uma massa compacta e homogênea, se necessário vá acrescentando mais o caldo do cozimento do frango, mas aos poucos para não perder o ponto, o ideal é que se forme uma massa uniforme que tenha um ponto parecido com o das massas tradicionais com as quais fazemos os empadões. 

Modo de preparo do recheio

Numa panela, aqueça uns dois fios de azeite e refogue a cebola com um filete de molho shoyu. Depois de a cebola refogada, acrescente o tomate picadinho. Após acrescente o frango cozido e desfiado (cozinho com meio tomate, pimenta, sal e alho), o milho, a ervilha, a cenoura cozida, o champignon, o sal, a pimenta e o molho de tomate. [Na receita original, fala para misturar farinha de trigo no caldo do frango, mas eu pulei essa parte para evitar ao máximo o uso da farinha. Por isso usei menos caldo.]

Quando o recheio encorpar, deligue o fogo e acrescente o requeijão light. Deixe esfriar.


Montagem

Unte e enfarinhe um forma de fundo falso de 20 cm de diâmetro. Disponha a massa no fundo e nas laterais, reservando uma parte da massa. Coloque o recheio, cubra-o com o restante da massa. Pincele uma gema. 

Leve ao forno já aquecido por uns 30 minutos ou até que o empadão fique dourado. A temperatura do forno é de 180o C. [Eu usei na medida 180-220].

Testado por Rafaela

4 comentários:

  1. Também experimentei e amei. A substituição da farinha de trigo pelo grão-de-bico foi um achado. Para quem gosta de grão-de-bico, esta receita é recomendadíssima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz com receio de não gostar, mas adorei! Nem senti falta da farinha de trigo....

      Excluir
  2. Minha massa ficou mais cremosa, não é algo que dê para trabalhar com as mãos... Sabe como consertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana! Desculpe a demora em responder.

      Muitas vezes, a minha fica cremosa. Uma vez, ficou tão mole que quase se misturou ao recheio... Na verdade, pouquíssimas vezes consegui deixá-la com a consistência de uma massa de empadão tradicional. O que tento fazer é controlar a quantidade do caldo do frango. Eu começo com bem pouquinho e vou acrescentando.

      Mesmo cremosa, vou tentando arrumar com as mãos sem apertar muito. Depois que assa, fica bom.

      Excluir