18 de março de 2015

Pão de linhaça no liquidificador

Ganhei da VITAO um pacotinho de farinha de linhaça e quis fazer uma receita e não simplesmente misturá-la no iogurte, na fruta. E como estou buscando alternativas para o pão tradicional, joguei no Google “pão de linhaça” e encontrei essa receita no site Cure pela Natureza.



A receita é bem simples, sem ingredientes complicados de achar. E ainda melhor: só de não ter que amassar, sovar etc., já é um adianto. Como meu liquidificador não é lá essa potência, resolvi usar o multiprocessador.

Facílimo! O multiprocessador foi a melhor coisa. Sem estresse, rápido, não sujei a mão, não cansei o braço, não estraguei o liquidificador... A massa é ótima, não fica grudenta, difícil de trabalhar.

Vamos à receita?

Ingredientes:


2 copos de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de linhaça
1 copo de água morna
1/4 copo de azeite extravirgem de oliva
1 sachê de fermento biológico (10g)
1/2 colher de sopa de açúcar mascavo (usei demarara porque era o único que eu tinha em casa)
1/2 colher de sopa de sal
Opcional: 1 colher (sopa) de gergelim para "polvilhar" (polvilhei com semente de chia)

Modo de preparo:
Você vai bater bem todos os ingredientes no liquidificador.
Faça assim: acrescente o líquido primeiro, metade da farinha e o fermento. Bata bem e depois acrescente o resto da farinha, os demais ingredientes e continue batendo.
A massa fica bem grudenta e mole. Mas, caso o liquidificador tenha no início um pouco de dificuldade para misturar, desligue-o, use uma colher de pau dentro do copo do aparelho para misturar e, depois, volte a bater com o liquidificador.
Despeje a massa em uma fôrma de pão untada com azeite e enfarinhada. Deixe a massa descansar em local quente e escuro por 20 minutos e coberta por um pano úmido. Se quiser, antes de levar ao forno, espalhe 1 colher (sopa) de gergelim por cima do pão.
Preaqueça o forno e asse por 30 minutos em forno médio.

O sabor: claro que não podemos compará-lo com um pão de forma tradicional ou um pãozinho, uma bisnaga. Mas dentro do que se propõe e com seus ingredientes, achei bem gostoso. Comi com geleia, queijo. Dá para variar. Quentinho, então, fica melhor ainda.


Testado por Rafaela

0 comentários:

Postar um comentário