1 de abril de 2015

Receita Mousse de limão (Dukan)



Estava eu em casa com vontade de comer um docinho e sem ingredientes gostosos (= leite condensado), então lembrei uma receita que uma colega me passou que tinha o atrativo de ser light. Mousse de limão sem leite condensando e gelatina sem sabor. É até rápido, o que demora mais é mexer o creme até engrossar.

Vamos à receita?

Ingredientes:
3 limões
3 ovos
3 colheres de sopa de adoçante em pó (usei açúcar demerara)
3 colheres de sopa de amido de milho
½ litro de leite desnatado (eu só tinha o em pó, então misturei com água)

Modo de preparo:
Prepare as raspas de um limão. Esprema todos os limões. Coloque o suco e as raspas em uma panela. Adicione as gemas de ovo e o adoçante. Misture bem e adicione o amido de milho, diluindo progressivamente. Leve a mistura ao fogo, mexendo sempre com uma colher de pau. Deixe engrossar e adicione leite desnatado aos poucos. Mexa e deixe engrossar. Desligue o fogo e espere o preparo ficar morno.

Bata as claras em neve até ficar bem firme. Adicione delicadamente ao preparo anterior. Despeje em copinhos e leve à geladeira durante 30 minutos antes de servir.
É preciso tomar cuidado para não colocar limão demais pois pode ficar forte e enjoativo. Esse mousse, para mim, nada mais é que um mingau de limão. O leite, o amido de milho pra engrossar (tem gente que usa aveia), todos são ingredientes de um mingau.

Quebra o galho quando você está com uma fissura por doce e não tem leite condensado ou outros ingredientes? É uma boa opção para quem tem alguma restrição alimentar? Sim. É delicioso? É gostosinho. Não consigo afirmar que substitui completamente o mousse. Óbvio, sei que o método Dukan é destinado a um público com um objetivo específico e que não tem como comparar os açúcares de uma versão tradicional com essa redução light, mas falo do sabor. Não é parecido, mas “é o que tem pra hoje”.

Enfim, é uma opção de docinho, de sobremesa, sem ser muito açucarado.

Testado por Rafaela

4 comentários:

  1. Concordo, é uma opção de docinho, principalmente, porque o limão dá aquele azedinho que eu amo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/6/15 14:01

    Tem uma receita de mousse dukan que é feito com suco em pó de limão (péssimo, cheio de corantes, conservantes, etc...), mas que no fim fica gostosinho, o problema é que o ponto é um mistério, tiveram vezes em que eu acertei e outras que ficou como uma vitamina, ele leva água, leite desnatado em pó e o dito suco em pó https://www.youtube.com/watch?v=8UgmjKpX8Q0&app=desktop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Ih, sou péssima pra achar o ponto das coisas. Erro até brigadeiro. rsrsrs Mas vou tentar!

      Beijos!

      Excluir