7 de abril de 2015

Receita Ovo de Páscoa recheado na travessa

Quem tem conta no Facebook já deve ter visto, compartilhando, curtido o post da receita Ovo de Páscoa recheado na travessa. Eu vejo há um bom tempo rodando por lá, mas nunca tinha me interessado em fazer, nem tinha olhado ingredientes, passo a passo. Até que minha irmã pediu para eu fazer pra Páscoa e resolvi tentar.



Ingredientes:
3 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de maisena
2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
6 gemas
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
400g de creme de leite
2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada
2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado.

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, as gemas e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar.
Desligue e acrescente a essência de baunilha.
Espere esfriar e misture o creme de leite.
Separe 1/3 da mistura e reserve.
No creme restante, misture o chocolate amargo derretido.
Em um refratário médio, coloque metade do creme de chocolate no fundo.
Leve ao congelador por 15 minutos, retire e cubra com o creme branco.
Distribua a castanha de caju, volte mais 10 minutos ao congelador e cubra com o creme de chocolate restante.
Derreta o chocolate ao leite e espalhe sobre o creme.
Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Minhas observações:
A receita é fácil, a questão é ter essas etapas de colocar e retirar do congelador com as camadas porque você fica “presa” esperando o tempo para continuar. Eu aproveitei e fui adiantando outras coisas na cozinha. Esse tempinho (10, 15 minutos) não é nada muito sacrificante, obviamente, mas retarda o preparo.

Quando vi a quantidade de leite condensado, creme de leite e leite, achei que a travessa menor que eu tenho seria muito pequena, então resolvi usar uma grandona. O que foi desnecessário, pois acho que a menor era o suficiente. O único problema em usar a maior foi ter camadas muito finas.

Camadas finas.

Eu usei duas barras de chocolate ao leite e duas de meio amargo. Por ter usado uma forma grande, faltou chocolate ao leite pra cobrir tudo por igual. Com essa forma imensa, precisaria de mais uma barra. Na forma pequena, daria melhor.

Como não estava achando a castanha do caju, usei amendoim. Ficou muito bom.

O doce é delicioso, a textura de “ovo” é só a camada de cima – o chocolate ao leite derretido que endureceu na geladeira. O chocolate amargo quebra o excesso de doce, assim o creme não fica enjoativo.

Enfim, gostei bastante da receita e acho totalmente aceitável comê-la durante o ano.

Ah, a receitei que usei foi da Ideal Receitas.

Testado por Rafaela

4 comentários:

  1. Muito bom! Também aprovo. Delícia!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus!!!
    Que delicia loucaaa!!! Vou fazer em casa.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir