3 de setembro de 2015

Livro Antes de partir desta pra uma melhor – Jonathan Tropper

Sinopse
“Tropper entende os homens. Ele é uma versão mais sincera e perspicaz de Nick Hornby, aquele outro mestre da psique masculina.” – USA Today
Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a vida de Drew Silver é uma sequência de decisões equivocadas. Faz quase uma década que sua banda de rock emplacou uma música, filha única de mãe solteira. Desde então, a banda se separou, sua mulher o largou e Silver tem assistido a vida passar, tocando em casamentos – quando aparece algum – e descontando os cheques cada vez menos frequentes que recebe pelos direitos autorais de seu único sucesso.
Silver então descobre que a ex-mulher está prestes a se casar de novo e que a filha adolescente, Casey, está grávida. Para completar, depois de sofrer um derrame que o deixa incapaz de controlar a língua e guardar para si o que pensa, ele precisa de uma cirurgia no coração. Diante desse cenário, o músico fracassado depara com a pergunta decisiva: será que vale a pena salvar uma vida tão mal vivida?
Assim, sob o olhar exasperado da família, ele toma a decisão radical de se recusar a fazer a cirurgia e dedicar o pouco tempo que lhe resta a tentar consertar o relacionamento com Casey e aproveitar a vida – mesmo que ela não dure muito.
Silver é um ex-astro do rock de um sucesso só. Divorciado, cada vez mais empobrecido, tem péssima (ou nenhuma) relação com sua filha. Sua ex-mulher não quer nem olhar pra cara dele. Seus pais sentem um misto de pena e raiva. Aí, ele descobre que precisa fazer uma cirurgia de urgência ou vai morrer. Nessa situação, você operaria e continuaria sua vida nessa mediocridade ou recusaria a cirurgia e tentava consertar alguma coisa antes de partir? Pois é esse dilema que nosso protagonista vive em Antes de partir desta pra melhor.

Há um tempinho, li Como falar com um viúvo, do mesmo autor, e o estilo de escrita é bem parecido. Um humor um pouco mais ácido, temas mais pesados tratados com leve ironia, sem grandes ataques de sentimentalismo ou drama – que, quando surge, não é nada muito piegas ou o próprio personagem brinca com essa situação. Além de não ter temas batidos, como a menina louquinha com o menino certinho e vice-e-versa.

É um frescor entre tantos livros pesados demais ou clichês demais. Enfim, apesar de, a princípio, não ter ligado o nome a Como falar com um viúvo, vou procurar ler os livros de Jonathan Tropper.

Apesar de ter esse tema de morte pairando sobre o texto, Antes de partir desta pra uma melhor, livro que recebemos da editora Arqueiro, é leve, com bom humor e com foco principal nas relações humanas, na falta de comunicação entre as pessoas, amores partidos...

É uma ótima pedida de livro.

TÍTULO
Antes de partir desta para uma melhor
AUTOR
Jonathan Tropper
EDITORA
Arqueiro
PÁGINAS
256


Testado por Rafaela

0 comentários:

Postar um comentário