18 de março de 2016

Divulgação Intenso e Profundo – Robin York

– Não, ele não fez isso. Ele não poderia, é absurdo. - Encarei a tela como quem tivesse presenciado o pior dos crimes. Tudo que consegui foi apoiar a cabeça com as mãos - Vou reabrir aquele site e vou ver outra coisa. Outro vídeo, outra pessoa, outro casal. Aquele não é meu corpo, aquele não é o corpo dele e não somos nós nos beijando. Aquela cama não é minha, aquelas mãos não são minhas, ele nem gosta que eu arranhe sua nuca; ele nunca gostou. E o papel de parede... tem que ser de outra pessoa, não o meu. Só pode ser mentira! - Agora eu bufava - É mentira porque eu estava com ele e não tinha câmera alguma no quarto. Não tinha, Amanda... nem sob a cabeceira, nem sob a televisão. Muito menos sob a mesa do laptop, que já estava ligado quando as coisas esquentaram. Ele não teria tempo hábil... eu sei que não! E, mesmo que tivesse, ele não faria algo assim. Mesmo que tivesse, só por um minuto, enquanto eu fui ao banheiro... 

Olhei para a Amanda e ela me encarava sem saber o que dizer. Claro, amiga nenhuma saberia. Mas eu esperava que ela me desse uma resposta. Eu não sabia se tinha raiva, vontade de chorar ou vergonha. Eu só queria que ela confirmasse que o vídeo era falso, que ele não fez aquilo. Ela podia, não podia? Amigas são para isso.

Eu não queria acreditar, mas a cada minuto parecia mais difícil. Sua sobrancelha se arqueou.

– Marina... 

Foi ali que caí no choro. Ela disse meu nome com tanta pena que eu chorei de soluçar. 
Sim, ele tinha postado nosso vídeo, um vídeo que eu nem sabia que existia e que agora estava lá, para quem quisesse ver . Sim, ele tinha feito isso comigo, a namorada que ele mais amava. Só me lembro do meu rosto enterrado no travesseiro e da Amanda ligando para alguém e digitando loucamente, como se tentasse tirar aquilo do ar. E me lembro de pensar nele. No beijo dele, no rosto dele e no que eu sentia por ele, que agora se confundia com a sensação de ter cometido a maior burrice da minha vida. 

Meu pesadelo tinha acabado de começar. 


Carolina Gama, escritora, autora de Outra Vez e dona do Ensaiando




Pois é.... Esse tema é espinhoso e, apesar de leis rígidas no país, como a Lei Carolina Dieckmann, isso está longe de ter uma solução. Vingança pornô (ou revenge porn) é uma questão atualíssima e deve ser tratada com muita seriedade e rigor.

Na grande maioria dos casos, a vítima dessa vingança é a mulher. A ex-namorada, a ex-esposa, a ex-ficante... “Ah, me traiu? Vai ter volta. Vou expor fotos suas peladas pra todo mundo saber como você é”. “Ah, não quer mais nada comigo? E ninguém mais vai querer contigo depois desse vídeo”. E, assim, destrói-se a vida de mulheres que se veem julgadas eternamente, pois mesmo tendo justiça, nada mais será o mesmo.

E é esse assunto complicado o mote de Intenso e Profundo, de Robin York, livros publicados pela editora Arqueiro.

Sinopse: Caroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, tem que se defender da multidão de pessoas que a julgam.

Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa, tudo muda de repente.

Vocês viram esse texto maravilhoso que abriu nosso post? Que nos dá angústia de imaginar a situação, em estar na pele da Marina? É da escritora Carolina Gama, dona do blog Ensaiando, onde posta seus textos incríveis, e também autora de Outra Vez, conto disponível na Amazon e com resenha aqui no Testei.

Postado por Rafaela

7 comentários:

  1. Mais uma vez, obrigada pelo convite! Como disse ao compartilhar, o tema é sério e merece atenção. Com certeza lerei os livros e espero que a divulgação ajude na conscientização de mais pessoas. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, nós que agradecemos o seu texto.

      Por uma forma diferente e lúdica, abordamos o tema de maneira muito pertinente!

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu comprei os livros, mas ainda não li. É um tema sério e totalmente atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando acabar de ler, conte pra gente o que achou! ;)

      Excluir
  3. Tema interessante. Quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessantíssimo, né? Quero ver como a autora abordou.

      Excluir
  4. Tema interessante e sério. Pretendo ler.

    ResponderExcluir