16 de março de 2016

Livro A garota sem passado – Michael Kardos

Sinopse
Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.
Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.
Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.

Quando recebi A garota sem passado da editora Arqueiro, fiquei na expectativa de ser uma caça de gato e rato, um thriller de leve. Mas, tirando as cenas, finais, não é bem isso que acontece.

Em A garota sem passado, a gente acompanha a vida solitária e tensa de Melanie, obrigada a fugir e a se esconder com os tios. Ela muda de endereço, nome, não tem liberdade para nada. Cada conquista, como se matricular na faculdade, é um evento digno de comemoração, é um passo a mais para a tentativa de uma vida normal.

Mas, por mais que ela seja grata aos seus tios que se sacrificaram para poder cuidar dela, mantê-la segura, Melanie precisa de repostas – respostas essas que os tios não sabem ou não querem dar. O ápice para sua rebeldia de desobediência e caçar o pai é saber que está grávida e não querer que seu filho viva isso. Então, ela vai em buscas de respostas. Volta à cidade onde nasceu, encontra personagens importantes da época, vai mapeamento o terreno.

O livro permeia o presente e o passado – esse passado é centrado na narrativa do pai. Vamos tendo uma noção do que levou aos acontecimentos. Já deu para perceber que de perseguição, suspense de tirar o fôlego, A garota sem passado não tem muita coisa. Mas é para percebermos como a mente humana pode ser perversa, como podemos ser influenciáveis e influenciadores, como não percebermos que coisas simples – como aprender a dirigir, sair para qualquer lugar – são banalizadas enquanto muitos lutam por isso.

A garota sem passado, de Michael Kordos, é uma boa leitura. O texto é fluido e sem grandes enrolações. Comecei o livro com uma expectativa que foi mudando com o passar das páginas, mas isso não é ruim. É só ter a mente aberta.

Título
A garota sem passado
Autor
Michael Kardos
Título original
Before he finds her
Editora
Arqueiro
Páginas
304
Testado por Rafaela

3 comentários:

  1. Gosto do tema. Estou curiosa e imaginando o final. Vou ler.

    ResponderExcluir